Educação Inclusiva como promoção de dignidade humana e inclusão social
correlação Educação x Pessoa com Deficiência x Escola
Palavras-chave:
Educação Inclusiva. ADI nº 5.357, Dignidade, Inclusão socialResumo
A educação constitui um processo vital ao desenvolvimento e à sociabilidade do ser humano, por meio do qual são construídas suas bases morais e sociais. Assim, para que se tenha uma Educação Inclusiva e plena, que alcance todos os cidadãos, torna-se necessário o respeito às diferenças e a solidariedade social. A partir desse contexto, somado aos delineamentos trazidos pela Lei n° 13.146/2015 -Estatuto da Pessoa com Deficiência, abre-se caminho para a ratificação do compromisso assumido pelo País em garantir o pleno exercício de direitos pelas pessoas com deficiência que, muitas vezes, encontram-se em uma situação de invisibilidade social.
Partindo, então, da análise da legislação e revisão bibliográfica, objetiva-se diagnosticar como as modificações introduzidas no ordenamento jurídico brasileiro, com ênfase na recente decisão do STF na Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 5.357, interferem na relação Educação x Pessoa com Deficiência x Escola e como a atual conjuntura jurídico normativa contribui para a efetivação da inclusão social, na vertente promotora da dignidade humana.
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