Violência contra a mulher

a invisibilidade das vítimas portadoras de deficiência

Autores

  • Iohana Viana Araujo Discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Pesquisadora, pela mesma instituição, do NUPED – Núcleo de Pesquisa do Direito – na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania.
  • Kaline Faria de Jesus Discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Pesquisadora, pela mesma instituição, do NUPED – Núcleo de Pesquisa do Direito – na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania
  • Maria Cristina Alves Delgado de Ávila Mestre em Biodireito, Ética e Cidadania. Professora do Centro Universitário de Barra Mansa - UBM. Pesquisadora do NUPED – Núcleo de pesquisa do curso de Direito – na linha de pesquisa “Direito, desenvolvimento e cidadania"

Palavras-chave:

Mulheres, Violência contra a mulher, Pessoa com deficiência, Invisibilidade

Resumo

O presente trabalho se propõe a verificar a incidência de violência doméstica e familiar que atinge especificamente mulheres portadoras de necessidades especiais. A partir disto, será feita uma análise sobre como mulheres nessas condições são ainda mais inviabilizadas quando imersas em um contexto violento. De fato, a violência contra a mulher ainda é uma realidade no Brasil, sendo este quadro crítico e alarmante, e tendenciosamente agravante, uma vez observados o número crescente de casos não denunciados. Se verifica que a situação se agrava, sobretudo para as deficientes já que a denúncia se torna ainda mais emblemática, tendo em vista a impossibilidade da vítima em obter meios de denunciar de forma autônoma o agressor. Não obstante, será levantada sobre a inércia estatal no que tange a proteção destas mulheres, e inacessibilidade às políticas públicas nesse sentido. As metodologias de pesquisa utilizadas no presente artigo foram o levantamento bibliográfico, método analítico quantitativo, e análise dos dados colhidos pela Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema é de extrema relevância haja vista a violação dos direitos básicos destas mulheres afligidas pela violência e reféns de seus agressores.

Downloads

Publicado

15-02-2024

Como Citar

Iohana Viana Araujo, Kaline Faria de Jesus, & Maria Cristina Alves Delgado de Ávila. (2024). Violência contra a mulher: a invisibilidade das vítimas portadoras de deficiência. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1252

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>