A mobilidade urbana como um direito social

por uma interpretação constitucional do direito à cidade

Autores

  • Marcelo Polegario Lima Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e pesquisador colaborador do NUPED - Núcleo de Pesquisa do Direito - na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania". Discente do curso de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Cristina Alves Delgado de Ávila Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano (Unisal). Docente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM); Pesquisadora e orientadora do NUPED - Núcleo de Pesquisa do Direito - na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania"

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Direitos sociais, Direito à cidade, Lei n. 12.587/2012

Resumo

A pesquisa objetiva fomentar o debate acerca do reconhecimento da mobilidade urbana como um direito social, principalmente após a edição da Lei n. 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), buscando, para tanto, uma interpretação constitucional do direito à cidade. No desenvolvimento do trabalho, utilizar-se-á a pesquisa teórica, por meio de fontes primárias (investigação da legislação e da jurisprudência) e secundárias (revisão bibliográfica). Partindo do pressuposto de que a Constituição de 1988 adotou um sistema aberto de direitos fundamentais (art. 5°, §§ 2° e 3°), verifica-se que essa opção do legislador constituinte permitiu que a fundamentalidade de determinados direitos - nos quais se incluem os direitos sociais - não se vincula a um aspecto estanque, admitindo-se, pois, que o enquadramento de um direito como fundamental decorra da conjuntura social, histórica, cultural, econômica e política. Em virtude da contemporaneidade das discussões sobre mobilidade urbana, urge trazer contribuições alinhadas à concretização dos direitos fundamentais, sob a perspectiva de suas interrelações, a fim de que as políticas públicas atuais e futuras sejam efetivas.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

Marcelo Polegario Lima, & Maria Cristina Alves Delgado de Ávila. (2024). A mobilidade urbana como um direito social: por uma interpretação constitucional do direito à cidade. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1444

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>