Autoritarismo estatal e o uso do tipo penal desacato como impedimento à livre manifestação
estudo do caso breno
Palavras-chave:
Autoritarismo estatal, Desacato, direito à livre manifestaçãoResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar o autoritarismo estatal presente na repressão policial em manifestações pacíficas. Através de um estudo de caso onde houve uma prisão arbitrária praticada pela Polícia Militar, pretende-se discutir a inconstitucionalidade da aplicação do crime de desacato, tipificado no art.331 do Código Penal, explorando o quando este crime permite prisões arbitrárias e reforça o poder do Estado em reprimir manifestações. O estudo de caso apresentado é oriundo de uma manifestação pró vacina que ocorreu no dia 24 de julho de 2021 no Centro do Rio de Janeiro. Neste ato um estudante foi detido por força policial, que utilizando-se do tipo penal do desacato, impediu seu direito constitucional à livre manifestação. O crime de desacato não é compatível com a Convenção Americana de Direitos Humanos, conhecida como Pacto de San José da Costa Rica, da qual o Brasil é signatário. A metodologia utilizada na elaboração deste artigo parte de um estudo de caso alargado, com observação participante e análise documental (legislativa, processual e jurisprudencial). O presente trabalho tem por finalidade analisar o caso perante às autoridades policial e judiciária e, ainda, visa consolidar o entendimento da necessidade de se controlar a arbitrariedade desenfreada da força estatal e compactuar para o entendimento da inconstitucionalidade da aplicação do crime de desacato.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.