O movimento neonazista no brasil e a frequente utilização do direito à liberdade de expressão como disfarce para propagação desta ideologia
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Minorias, Movimento Neonazista, Estado Democrático, Liberdade de ExpressãoResumo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo demonstrar como a ideologia
neonazista, que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, chegou ao Brasil e tem afrontado cada vez mais os direitos humanos de grupos, principalmente minoritários, da sociedade.
Além disso, será apontado a real importância do Estado em controlar o avanço dessa
ideologia e erradicar os grupos neonazistas já existentes no Brasil, bem como será
discutido até que ponto o direito a liberdade de expressão pode ser invocado para
justificar determinados tipos de pensamentos. A metodologia utilizada na elaboração
deste artigo é a análise documental, histórica e legal, assim como a apresentação de
casos concretos e pontuações de doutrinadores especializados no assunto abordado.
No mais, o presente trabalho visa explicitar a falta de atuação e omissão do Estado para contingência destes grupos e demonstrar a necessidade de criar um limite ao direito à liberdade de expressão para que determinados tipos de pensamento não atinjam os direitos humanos de outrem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.