Encontros “Unifoa das religiões de matriz afrobrasileiras”
um balanço dos diálogos e ações de cidadania reconhecidos e conquistados
Palavras-chave:
Universidade, Religiões de matriz afro-brasileiras, CidadaniaResumo
Produzindo um espaço de diálogo entre a universidade, as comunidades tradicionais de terreiros, centros espíritas, sociedade civil e o poder público no sentido de identificar demandas, debater sobre as políticas públicas atuais existentes e suas possibilidades, bem como a questão da intolerância religiosa, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o que de concreto aconteceu após a inciativa institucional das parcerias entre o Escritório da Cidadania e o Curso de Direito do UniFOA, associações religiosas, Defensoria Pública Estadual e Defensoria Pública da União. A importância do debate se traduz na busca por soluções no sentido que possam trazer a formalidade, a legalidade e consequentemente, maior respeito e dignidade a esses grupos. Por outro lado, não menos surpreendente foi descobrir os inúmeros projetos sociais e de cidadania que as associações religiosas desenvolvem na comunidade, além da importância histórica e política que influenciaram toda uma geração no século XX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.