Rede mundial de computadores e direitos fundamentais
perspectivas contemporâneas acerca liberdade de expressão versus ruptura democrática
Palavras-chave:
Rede mundial de computadores, Liberdade de expressão, Relativização, Estado democrático de direitoResumo
Com o crescimento da rede mundial de computadores no final do século XX, a sociedade obteve significativos avanços em todas as suas vertentes. Na seara jurídica, notadamente na efetivação e fruição de direitos fundamentais, a liberdade de expressão alçou exponencial amplitude, diante das várias tecnologias advindas deste fenômeno, tais como as redes sociais. Se por um lado a internet amplificou positivamente o exercício deste direito, por outro lado, instrumentalizou segmentos da sociedade que, ancorada no postulado na manifestação de pensamento, vêm causando efeitos danosos em nosso Estado Democrático de Direito. Neste sentido, o presente trabalho tem por escopo analisar os impactos da internet no exercício do direito à liberdade de expressão contemporaneamente, bem como a possível – e até mesmo imprescindível - relativização deste direito pelo Poder Judiciário frente às suas constantes deturpações no que tange as tentativas de ruptura dos ideários democráticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.