Cibercrimes e seus impactos na esfera jurídica

Autores

  • Luiz Claudio Gonçalves Junior Professor e pesquisador do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Doutor em Educação (UNIMEP) e Mestre em Biodireito, Ética e Cidadania (UNISAL)

Palavras-chave:

Cibercrimes, Tecnologia, Impactos, Esfera Jurídica

Resumo

Não há como negar que a sociedade contemporânea experimenta uma intensa globalização da inovação tecnológica. Isso promove impactos consideráveis na área econômica, mas também em questões sociais, culturais, científicas e políticas. No âmbito jurídico, vislumbra-se o aumento na execução de crimes no ambiente virtual. O objetivo geral desta pesquisa é demonstrar as principais características e a evolução do cibercrime, bem como, as dificuldades atuais para o seu enfrentamento. O objetivo específico é apontar a necessidade de harmonização da legislação nacional com a Convenção de Budapeste, documento internacional, criado para coibir essa prática diante do seu elevado impacto na esfera jurídica. Essa pesquisa se justifica porque o Brasil tem acordos de cooperação internacional no combate ao crime, ainda que tímidos. Além disso, o país tem legislações especiais voltadas para os crimes praticados por meio da internet. Portanto, é urgente tratar essa temática de forma a criar mecanismos mais efetivos de combate ao cibercrime em consonância com a legislação estrangeira.

Downloads

Publicado

15-02-2024

Como Citar

Luiz Claudio Gonçalves Junior. (2024). Cibercrimes e seus impactos na esfera jurídica. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1204

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>