Caracterização térmica de compósitos de polietileno de alta densidade reforçados com biomassa da casca do açaí

Autores

Palavras-chave:

TGA, DSC, PEAD, Compósitos, Açaí

Resumo

A utilização de biomassas vegetais na fabricação de compósitos tem-se evidenciado, pois são elementos alternativos utilizados para criação de estruturas menores. Diante da modernização tecnológica e responsabilidades socioambientais, indústrias e grupos pesquisas vêm buscando cada vez mais inovações no desenvolvimento de novos produtos, buscando redução de custo e impactos ambientais. Os benefícios da utilização são variados, não se limitando ao setor econômico, alcançando outras possibilidades, tais como a utilização de materiais ecologicamente seguros, que geram benefícios sociais. No Brasil, a utilização de biomassas naturais na indústria proporciona o desenvolvimento das comunidades produtoras que, possuem nesses saberes, uma maneira de sobrevivência. Diante disto, foi observado que a biomassa da casca do açaí, que vem sendo descartada, podendo ser reaproveitada como reforço em matrizes termoplásticas. Nesse trabalho o principal objetivo foi promover uma avaliação das características e propriedades térmicas de compósitos de PEAD reforçados com biomassa da casca do açaí. Foram estudadas as proporções de 10%, 20% e 30% (m/m). Os compósitos foram caracterizados termicamente através de análises de termogravimetria (TGA) e calorimetria exploratória de varredura (DSC). Quanto às análises de TGA, foi constatado que a resistência térmica dos compósitos reduziu com as adições de biomassa. Os resultados de DSC dos compósitos apresentaram uma diminuição nos valores de entalpia, diminuição essa coerente com as adições de biomassa da casca do açaí, que não apresentou fusão apreciável. Dessa forma, com a adição de biomassa da casca do açaí no PEAD obteve-se um material com até 30% menos polímero e com propriedades térmicas viáveis para determinadas aplicações do PEAD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBINANTE, S. R. et al.: Revisão dos Tratamentos Químicos da Fibra Natural para Mistura com Poliolefinas. Quim. Nova, v. 36, n. 1, p. 114-122, 2013.

BENINI, K.C.C.DE C. Desenvolvimento e caracterização de compósitos poliméricos reforçados com fibras lignocelulósicas: HIPS/fibra da casca do coco verde e bagaço de cana de açúcar. Dissertação Mestrado - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.

ROSA, V. V. S. Compósitos de polietileno de alta densidade (PEAD) reforçados com biomassa da casca do açaí. Dissertação (Mestrado Profissional em Materiais), Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Volta Redonda, 2019.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Gabriel Alberto Rodrigues, Wictor Hugo do Vale Rodrigues, Izabel de Oliveira Mota, Cirlene Fourquet Bandeira, & Sérgio Roberto Montoro. (2023). Caracterização térmica de compósitos de polietileno de alta densidade reforçados com biomassa da casca do açaí. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1063

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)