Utilização da escória de aciaria LD em artefatos de cimento

Autores

Palavras-chave:

Escória, Produção de aço, Armazenamento, Artefatos de concreto, Meio ambiente

Resumo

A produção de aço em Volta Redonda (RJ) pela empresa CSN gera um problema significativo com a produção de escória, que requer armazenamento. O método atual de armazenamento causa impactos negativos no meio ambiente e na comunidade local. Este estudo examina a possibilidade de utilizar a escória na produção de artefatos de concreto como uma solução para reduzir o volume armazenado no depósito do bairro Brasilândia. Para alcançar esse objetivo, uma metodologia detalhada foi desenvolvida, incluindo análises laboratoriais da escória e testes de resistência dos artefatos de concreto produzidos. Os resultados obtidos demonstram que a utilização da escória na produção de artefatos de concreto não apenas reduz a quantidade de material armazenado, mas também apresenta benefícios em termos de resistência e durabilidade dos produtos finais. A conclusão deste estudo indica que a incorporação da escória na produção de artefatos de concreto é uma estratégia viável e eficaz para mitigar os impactos ambientais associados ao armazenamento da escória em Volta Redonda, oferecendo uma alternativa sustentável e econômica para o tratamento desse resíduo industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERNANDES, D. P.; PRADO FILHO, J. F. Caracterização da escória de aciaria como base para indicação de uso em lastros de ferrovias. Ouro Preto: Relatório de pesquisa. UFOP/FAPEMIG, 2007. 60 p.

GEISELER, J.; MOTZ, H. The steel slags - characteristics, properties and quality as-surance, Iron and Steel Slags - Properties and utilization - Reports, p. 149 – 168, 1998.

GERDAU. Aciaria LD. Disponível em: <https://www.gerdau.com/pt-br/negocios/siderurgia/aciaria-ld>. Acesso em: 03 abr. 2023.

INSTITUTO AÇO BRASIL – IAB: Estatísticas. Disponível em: <http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/index.asp>. Acesso em: 13 março de 2009.

MACHADO, A. R. Análise do comportamento expansivo de escórias de aciaria bási-cas e ácidas em contato com solos. 2000. 170 f. Tese (Doutorado em Engenharia Ci-vil) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

MACHADO, J. P. B. Utilização de resíduos sólidos siderúrgicos como matéria-prima na produção de argamassas de revestimento. 2000. 127 f. Tese (Doutorado em En-genharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

MOTZ, H.; GEISELER, J. The steel slags - characteristics, properties and quality as-surance, Iron and Steel Slags - Properties and utilization - Reports, p. 149 - 168, 1998.

PEREIRA, E. A. C. Aspectos técnicos de gestão de resíduos nas siderúrgicas inte-gradas a coque. In: 25º SEMINÁRIO DE REDUÇÃO, MATÉRIAS-PRIMAS E RESÍ-DUOS NA SIDERURGIA. Volta Redonda, RJ. Anais, p. 187-199, 1994.

PIRET, J. Mécanique de la fragmentation des solides. Paris: Eyrolles, 1978.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

Gabriel Alberto Rodrigues, Bruno Lima dos Santos, André Lucas Rodrigues, Hayssa Oliveira Paulino, João Gabriel dos Santos Dias Moura Matos, Mykaella Ramos Daniel da Silva, Ítalo Pinto Rodrigues, & Ana Claudia de Almeida Cardinot. (2024). Utilização da escória de aciaria LD em artefatos de cimento. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1461

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)