Utilização da escória de aciaria LD em artefatos de cimento
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1461.2023Palavras-chave:
Escória, Produção de aço, Armazenamento, Artefatos de concreto, Meio ambienteResumo
A produção de aço em Volta Redonda (RJ) pela empresa CSN gera um problema significativo com a produção de escória, que requer armazenamento. O método atual de armazenamento causa impactos negativos no meio ambiente e na comunidade local. Este estudo examina a possibilidade de utilizar a escória na produção de artefatos de concreto como uma solução para reduzir o volume armazenado no depósito do bairro Brasilândia. Para alcançar esse objetivo, uma metodologia detalhada foi desenvolvida, incluindo análises laboratoriais da escória e testes de resistência dos artefatos de concreto produzidos. Os resultados obtidos demonstram que a utilização da escória na produção de artefatos de concreto não apenas reduz a quantidade de material armazenado, mas também apresenta benefícios em termos de resistência e durabilidade dos produtos finais. A conclusão deste estudo indica que a incorporação da escória na produção de artefatos de concreto é uma estratégia viável e eficaz para mitigar os impactos ambientais associados ao armazenamento da escória em Volta Redonda, oferecendo uma alternativa sustentável e econômica para o tratamento desse resíduo industrial.
Downloads
Referências
FERNANDES, D. P.; PRADO FILHO, J. F. Caracterização da escória de aciaria como base para indicação de uso em lastros de ferrovias. Ouro Preto: Relatório de pesquisa. UFOP/FAPEMIG, 2007. 60 p.
GEISELER, J.; MOTZ, H. The steel slags - characteristics, properties and quality as-surance, Iron and Steel Slags - Properties and utilization - Reports, p. 149 – 168, 1998.
GERDAU. Aciaria LD. Disponível em: <https://www.gerdau.com/pt-br/negocios/siderurgia/aciaria-ld>. Acesso em: 03 abr. 2023.
INSTITUTO AÇO BRASIL – IAB: Estatísticas. Disponível em: <http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/index.asp>. Acesso em: 13 março de 2009.
MACHADO, A. R. Análise do comportamento expansivo de escórias de aciaria bási-cas e ácidas em contato com solos. 2000. 170 f. Tese (Doutorado em Engenharia Ci-vil) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
MACHADO, J. P. B. Utilização de resíduos sólidos siderúrgicos como matéria-prima na produção de argamassas de revestimento. 2000. 127 f. Tese (Doutorado em En-genharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
MOTZ, H.; GEISELER, J. The steel slags - characteristics, properties and quality as-surance, Iron and Steel Slags - Properties and utilization - Reports, p. 149 - 168, 1998.
PEREIRA, E. A. C. Aspectos técnicos de gestão de resíduos nas siderúrgicas inte-gradas a coque. In: 25º SEMINÁRIO DE REDUÇÃO, MATÉRIAS-PRIMAS E RESÍ-DUOS NA SIDERURGIA. Volta Redonda, RJ. Anais, p. 187-199, 1994.
PIRET, J. Mécanique de la fragmentation des solides. Paris: Eyrolles, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.