ChatGPT como Ferramenta de Geração de Dados para Modelagem Estatística

uma Abordagem Prática na Disciplina de Data Science

Autores

Palavras-chave:

ChatGPT, Data Science, Distribuição de Weibull, Engenharia de Produção

Resumo

O ensino de estatística, particularmente no contexto da disciplina de Data Science e Inteligência de Mercado, frequentemente enfrenta o desafio de manter os estudantes engajados e tornar o aprendizado atrativo. Este artigo aborda essa questão, explorando o uso do ChatGPT como uma ferramenta inovadora para a geração de dados personalizados para modelagem estatística. Ao interagir com o ChatGPT, foi possível produzir conjuntos de dados seguindo a distribuição de Weibull, proporcionando aos estudantes uma experiência mais realista e contextualizada. Os resultados obtidos confirmam a eficácia do ChatGPT nesse papel, com uma precisão notável na modelagem, destacando seu potencial como uma ferramenta pedagógica revolucionária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROWN, Tom B. et al. Language Models are Few-Shot Learners. [S. l.], 2020. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2005.14165.

GOMEZ-DEL RIO, T.; RODRIGUEZ, J. Design and assessment of a project-based learning in a laboratory for integrating knowledge and improving engineering design skills. Education for Chemical Engineers, [S. l.], v. 40, p. 17–28, 2022. DOI: 10.1016/j.ece.2022.04.002.

JAVAID, Mohd; HALEEM, Abid; SINGH, Ravi Pratap; KHAN, Shahbaz; KHAN, Ibrahim Haleem. Unlocking the opportunities through ChatGPT Tool towards ameliorating the education system. BenchCouncil Transactions on Benchmarks, Standards and Evaluations, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 100115, 2023. DOI: 10.1016/j.tbench.2023.100115.

NUNES, P.; SANTOS, J.; ROCHA, E. Challenges in predictive maintenance – A review. CIRP Journal of Manufacturing Science and Technology, [S. l.], v. 40, p. 53–67, 2023. DOI: 10.1016/j.cirpj.2022.11.004. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1755581722001742.

PRINCE, Michael J.; FELDER, Richard M. Inductive Teaching and Learning Methods: Definitions, Comparisons, and Research Bases. Journal of Engineering Education, [S. l.], v. 95, n. 2, p. 123–138, 2006. DOI: 10.1002/j.2168-9830.2006.tb00884.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/j.2168-9830.2006.tb00884.x.

RAMACHANDRAN, Kandethody M.; TSOKOS, Chris P. Descriptive statistics. Em: Mathematical Statistics with Applications in R. [s.l.] : Elsevier, 2021. p. 1–40. DOI: 10.1016/B978-0-12-817815-7.00001-4.

SHAH, Chirag. The past, the present, and the future of information and data sciences: A pragmatic view. Data and Information Management, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 100028, 2023. DOI: 10.1016/j.dim.2023.100028. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2543925123000025.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Italo Pinto Rodrigues, & Alexandra Matos Campos. (2023). ChatGPT como Ferramenta de Geração de Dados para Modelagem Estatística: uma Abordagem Prática na Disciplina de Data Science. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/975

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)