Incorporação da escória de aciaria LD em concretagem

Autores

Palavras-chave:

escória de aciaria LD, concretagem, estabilização química, refratário de coqueria, reciclagem

Resumo

A grande quantidade de resíduos gerados pela indústria siderúrgica os quais muitas vezes são depositados em aterros sem qualquer tratamento, causam impactos negativos ao ambiente e à saúde humana. Este estudo apresenta uma proposta de reciclagem da escória de aciaria proveniente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) por meio de sua utilização como agregado na concretagem, de modo a mitigar os malefícios que a pilha de escória da CSN presente no bairro Volta Grande em Volta Redonda – RJ, traz para a sociedade e para o meio ambiente. Pensando em viabilizar a utilização da escória como agregado na concretagem, foram utilizadas as técnicas de design thinking e química analítica experimental. Os resultados deste trabalho incluem a confirmação da viabilidade da utilização da escória como agregado na concretagem, bem como a redução da pilha de resíduo presente no aterro. Além disso, a utilização da escória como agregado pode trazer benefícios técnicos, como a melhoria da resistência do concreto, e ambientais, como a redução da emissão de gases de efeito estufa durante a produção do concreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9062: Projeto e

execução de estruturas de concreto pré-moldado. Rio de Janeiro, 2017.

ZAGO, Sara de Carvalho. Avaliação da durabilidade do concreto da construção civil com a utilização de agregados de escória de aciaria LD. Lorena, 2019.

FERNANDES, D. P. Metodologia para estabilização química do agregado siderúrgico para aplicação como lastro ferroviário. Ouro Preto, 2016.

COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL. Auditoria Ambiental de Acompanhamento Preparado para Companhia Siderúrgica Nacional - CSN Usina Presidente Vargas. São Paulo, nov. 2012. Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/bmvh/mdey/~edisp/inea 012894.pdf.

COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL. Gestão de resíduos. Disponível em: https://esg.csn.com.br/meio-ambiente/gestao-de-residuos. Acesso em: 2 abr. 2023.

SINGH, Pavitar. Mechanical and durability properties of concrete incorporating weathered coarse Linz-Donawitz (LD) steel slag. India, 2022.

IAB. Instituto Aço Brasil. Relatório de sustentabilidade 2018. Rio de Janeiro, 2018. SILVA, Luciana Carolina Botelho da; PEREIRA, Rayane Nogueira Ferreira. Volta Redonda: CSN E A MONTANHA DE ESCÓRIA: O Caso do Descarte de Resíduos Siderúrgicos à Margem do Rio Paraíba do Sul em Volta Redonda. Revista Episteme Transversalis, 2020.

OLIVEIRA, Daniel Freitas Caputo. CONCRETO PRÉ-MOLDADO: PROCESSOS EXECUTIVOS E ANÁLISE DE MERCADO. Belo Horizonte, 2015.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Iago Rodrigues Chagas De Souza Santos, Pedro Augusto Fazolato da Silva, Thiago Ferreira Fernandes, Thales Lessa Rodrigues, Vítor Hugo Mattos Sena, Wellington Pereira de Matos, & Italo Pinto Rodrigues. (2023). Incorporação da escória de aciaria LD em concretagem. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1080

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)