Avaliação das características reológicas de compósitos de matriz termoplástica de HIPS reforçados com biomassa lignocelulósica proveniente da casca do açaí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1061.2023

Palavras-chave:

HIPS, Compósitos, Índice de fluidez, Açaí, Sustentabilidade

Resumo

A utilização de biomassas naturais, como uma alternativa aos reforços sintéticos, na confecção de produtos comerciais contribuiu com a geração de riquezas e com a redução do impacto ambiental causado pela produção e descarte de bens de consumo já que são materiais abundantes, de fonte renovável e que contribuem para o melhor aproveitamento do potencial agrícola brasileiro. As biomassas vegetais podem ser utilizadas como reforços em polímeros termoplásticos, termorrígidos e borrachas devido às suas inúmeras vantagens frente aos reforços sintéticos como baixo custo, baixa densidade, biodegradabilidade, baixa abrasividade e não toxicidade. O presente projeto tem como principal objetivo desenvolver compósitos constituídos de matriz termoplástica de poliestireno de alto impacto (HIPS), reforçados biomassa lignocelulósica proveniente da casca do açaí. Foram processados compósitos de HIPS reforçados com 5, 10, 20 e 30% (m/m) de biomassa da casca do açaí. Os compósitos foram caracterizados quanto às suas características reológicas via determinação do índice de fluidez (IF). A partir das análises de índice de fluidez, a inserção de 5%, 10%, 20% e 30% de biomassa de açaí provocaram um aumento aceitável no IF do HIPS sendo possível manter sua utilização. Mesmo inserindo a porcentagem de 30% de biomassa de açaí, o aumento do índice de fluidez do HIPS, variando do tipo de peça que será injetada, ainda pode ser considerada viável. Ou seja, a partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que os compósitos estudados nesse trabalho podem ser considerados uma alternativa viável para aplicações diversas e o aspecto de sustentabilidade foi maximizado devido à inserção de 30% (m/m) de biomassa da casca do açaí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CINQUETTI, H. S. Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos. Universidade Federal de São Carlos, 2000.

HENRIQUES, L. Estudo das propriedades físicas e mecânicas de compósito de polipropileno de alta cristalinidade reforçado com talco para aplicações automotivas em ambientes de alta temperatura “under the hood”. Exame de Qualificação apresentado ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, 2015.

LIMA, A. C. Caracterização e propriedades de compósitos de tecido de juta reforçando matriz de polietileno reciclado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Campos dos Goytacazes/RJ, 2009.

RORIZ, RENATA F. C. Aproveitamento dos resíduos alimentícios obtidos das centrais de abastecimento do estado de goiás S/A para alimentação humana. Universidade Federal de Goiás, 2012.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Bruna Alves Moreira e Silva, Daniel dos Santos Aguiar, Izabel de Oliveira Mota, Cirlene Fourquet Bandeira, & Sérgio Roberto Montoro. (2023). Avaliação das características reológicas de compósitos de matriz termoplástica de HIPS reforçados com biomassa lignocelulósica proveniente da casca do açaí. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1061.2023

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)