Estudo da influência do teor de vidro nas propriedades reológicas e morfológicas de compósitos SAN (estireno e acrilonitrila)

Autores

Palavras-chave:

SAN, Compósitos, Índice de fluidez, MEV, Indústria automobilística

Resumo

Diante da modernização tecnológica e responsabilidades socioambientais e de sustentabilidade, indústrias e grupos pesquisas vêm buscando cada vez mais inovações no desenvolvimento de novos produtos, buscando redução de custo e impactos ambientais. Diante desta visão, materiais a partir de rejeitos industriais vêm se destacando no mercado, aumentando o interesse, por exemplo, em desenvolver materiais compósitos reforçados com pó de vidro, ora considerado rejeito na indústria que fabrica de vidros. O objetivo geral do presente estudo foi o estudo da influência do teor de vidro nas propriedades reológicas e morfológicas de compósitos SAN (estireno e acrilonitrila) para possível aplicação na indústria automobilística. As amostras de compósitos de SAN reforçados com pó de vidro foram gentilmente doadas por um aluno de mestrado do Programa de Mestrado em Materiais do UniFOA. Foram realizadas as caracterizações reológicas via determinação do índice de fluidez dos compósitos e caracterizações morfológicas via Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A partir das análises de índice de fluidez a inserção de 10%, 15% e 20% de pó de vidro provocaram uma redução aceitável no IF do SAN sendo possível manter sua utilização. Mesmo inserindo a porcentagem de 20% de pó de vidro, a redução do IF do SAN em aproximadamente 40% variando do tipo de peça que será injetada, ainda pode ser considerada viável. E, por meio das análises de MEV pode-se observar que ocorreu uma boa aderência do pó de vidro criando assim uma homogeneidade satisfatória. Pelas imagens apresentadas, pode-se observar uma distribuição homogênea das partículas do pó de vidro, não apresentando regiões com aglomerações de pó de vidro. Ou seja, a partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que os compósitos estudados nesse trabalho podem ser considerados uma alternativa viável para aplicações na indústria automobilística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HENRIQUES, L. Estudo das propriedades físicas e mecânicas de compósito de polipropileno de alta cristalinidade reforçado com talco para aplicações automotivas em ambientes de alta temperatura “under the hood”. Exame de Qualificação apresentado ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, 2015.

ÍNDICE de fluidez: conheça este ensaio de materiais. Blog C2LAB, São Paulo: C2LAB, 2021. Disponível em: https://c2lab.com.br/blog-indice-de-fluidez-conheca-este-ensaio-de-materiais/. Acesso em: 10 set. 2023.

MICROSCOPIA: Princípios e Aplicações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/microscopia.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

SAKAHARA, R. M.; Estudo da formação da fase cristalina Beta nos compósitos de polipropileno contendo anidrido maléico e carbonato de cálcio. Dissertação (Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2012.

TUDO o que você precisa saber sobre índice de fluidez de resinas plásticas. Digitrol, São Paulo: Digitrol, 2021. Disponível em: https://digitrol.com.br/tudo-voce-precisa-saber-sobrobe-indice-de-fluidez-de-resinas-plasticas/. Acesso em: 10 set. 2023.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Fábio Lacerda da Silva, Izabel de Oliveira Mota, Cirlene Fourquet Bandeira, Jorge Luiz Rosa, & Sérgio Roberto Montoro. (2023). Estudo da influência do teor de vidro nas propriedades reológicas e morfológicas de compósitos SAN (estireno e acrilonitrila). Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1072

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)