Estudo da influência do teor de vidro nas propriedades reológicas e morfológicas de compósitos SAN (estireno e acrilonitrila)
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1072.2023Palavras-chave:
SAN, Compósitos, Índice de fluidez, MEV, Indústria automobilísticaResumo
Diante da modernização tecnológica e responsabilidades socioambientais e de sustentabilidade, indústrias e grupos pesquisas vêm buscando cada vez mais inovações no desenvolvimento de novos produtos, buscando redução de custo e impactos ambientais. Diante desta visão, materiais a partir de rejeitos industriais vêm se destacando no mercado, aumentando o interesse, por exemplo, em desenvolver materiais compósitos reforçados com pó de vidro, ora considerado rejeito na indústria que fabrica de vidros. O objetivo geral do presente estudo foi o estudo da influência do teor de vidro nas propriedades reológicas e morfológicas de compósitos SAN (estireno e acrilonitrila) para possível aplicação na indústria automobilística. As amostras de compósitos de SAN reforçados com pó de vidro foram gentilmente doadas por um aluno de mestrado do Programa de Mestrado em Materiais do UniFOA. Foram realizadas as caracterizações reológicas via determinação do índice de fluidez dos compósitos e caracterizações morfológicas via Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A partir das análises de índice de fluidez a inserção de 10%, 15% e 20% de pó de vidro provocaram uma redução aceitável no IF do SAN sendo possível manter sua utilização. Mesmo inserindo a porcentagem de 20% de pó de vidro, a redução do IF do SAN em aproximadamente 40% variando do tipo de peça que será injetada, ainda pode ser considerada viável. E, por meio das análises de MEV pode-se observar que ocorreu uma boa aderência do pó de vidro criando assim uma homogeneidade satisfatória. Pelas imagens apresentadas, pode-se observar uma distribuição homogênea das partículas do pó de vidro, não apresentando regiões com aglomerações de pó de vidro. Ou seja, a partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que os compósitos estudados nesse trabalho podem ser considerados uma alternativa viável para aplicações na indústria automobilística.
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Referências
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