Análise dos esforços mecânicos de um aeromodelo através do inventor 3D

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Palavras-chave:

Simulação, Asa Aeromodelo, Inventor 3D, Compósito

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar, através do AUTODESK INVENTOR 3D, a resistência de uma asa de aeromodelo constituída de compósito de base polimérica reforçado com fibras de bananeira, comparando-o com dados experimentais, para se caracterizar sua resistência a flexão. O trabalho seguiu as seguintes etapas: Criação do modelo CAD da asa; Definição das propriedades do material; Criação da malha e especificação do elemento; Definição das cargas e das condições de restrição; Resolução; e por fim verificação dos resultados obtidos (Distribuição de tensão - von Mises, Distribuição de Deformação e Número de Ciclos). A fim de simular a movimentação da asa e os “ranges” de movimento linear, com o objetivo de se verificar os esforços ao qual a asa estava sendo exposta com tal deslocamento, e encontrar as forças de reação presentes na asa para os deslocamentos efetuados. Através de simulações utilizando o AUTODESK INVENTOR 3D, efetuando um deslocamento de 15,18 mm para cima que flexionou a asa no mesmo sentido e provocou uma força de reação RA (760 N) e um deslocamento de 24,77 mm para baixo que flexionou a asa no mesmo sentido e provocou uma força de reação RB (1235 N), gerando assim respectivamente uma tensão máxima de von Mises de 33,72 MPa e 55,4 MPa, ambas no trecho central da asa, ocasionado pela flexão da asa. E função dos deslocamentos e forças, mesmo sendo assimétricos, o valor da constante elástica do compósito é de 50 kN/m.

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Referências

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Publicado

28-10-2022

Como Citar

Alexandre Alvarenga Palmeira, Izabel de Oliveira da Mota, Carlos Roberto Xavier, Davi Irlanda, Caio dos Santos Fernandes da Costa, Cynthia Eduardo Vianna, & Fábio Lacerda da Silva. (2022). Análise dos esforços mecânicos de um aeromodelo através do inventor 3D. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/63

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

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