Análise dos esforços mecânicos de um aeromodelo através do inventor 3D
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.63.2022Palavras-chave:
Simulação, Asa Aeromodelo, Inventor 3D, CompósitoResumo
O objetivo deste trabalho foi estudar, através do AUTODESK INVENTOR 3D, a resistência de uma asa de aeromodelo constituída de compósito de base polimérica reforçado com fibras de bananeira, comparando-o com dados experimentais, para se caracterizar sua resistência a flexão. O trabalho seguiu as seguintes etapas: Criação do modelo CAD da asa; Definição das propriedades do material; Criação da malha e especificação do elemento; Definição das cargas e das condições de restrição; Resolução; e por fim verificação dos resultados obtidos (Distribuição de tensão - von Mises, Distribuição de Deformação e Número de Ciclos). A fim de simular a movimentação da asa e os “ranges” de movimento linear, com o objetivo de se verificar os esforços ao qual a asa estava sendo exposta com tal deslocamento, e encontrar as forças de reação presentes na asa para os deslocamentos efetuados. Através de simulações utilizando o AUTODESK INVENTOR 3D, efetuando um deslocamento de 15,18 mm para cima que flexionou a asa no mesmo sentido e provocou uma força de reação RA (760 N) e um deslocamento de 24,77 mm para baixo que flexionou a asa no mesmo sentido e provocou uma força de reação RB (1235 N), gerando assim respectivamente uma tensão máxima de von Mises de 33,72 MPa e 55,4 MPa, ambas no trecho central da asa, ocasionado pela flexão da asa. E função dos deslocamentos e forças, mesmo sendo assimétricos, o valor da constante elástica do compósito é de 50 kN/m.
Downloads
Referências
ALVES FILHO, A., Elementos Finitos – A base da tecnologia CAE, 6 ed., Editora: Érica, 2018.
ANDERL, Reiner. Industrie 4.0 – technological approaches, use cases, and implementation. Automatisierungstechnik, p. 1-2, 2015.
BRITO DINIZ, J. F. et al. Vegetable Fiber Drying: Theory, Advanced Modeling and Application. p. 31–60, 2020.
CAMPBELL, C. H. Desenvolvimento e Caracterização de Compósito com Fibra de Bananeira para Aplicação em Aeromodelos. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Materiais) – Fundação Oswaldo Aranha, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2020.
DEMARCHI, C.A. Aplicabilidade de placas de fibra de bananeira: produção caracterização, e absorção sonora. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
FRANCO, P. J. H.; GONZALEZ, A. V. Composities. Part A, 2004 339p. International Journal of Polymer Science, v. 2015, p. 1–16, 2015.
MOTA, R. C. A. Análise de viabilidade Técnica de Utilização da Fibra de Bananeira com resina sintética em Compósitos. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
NERY, T. B. R.; JOSÉ, N. M. Estudo das Fibras de Bananeira Pré-tratadas e in natura como Possível Matéria-prima para Reforço em Compósitos Poliméricos Rev. Virtual Quim., 2018, 10 (2), no prelo. Data de publicação na Web: 2 de abril de 2018
HERCOS, Luiz Ricardo Prieto. Projeto estrutural e parametrização de uma comporta deslizante utilizando o software inventor. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.