Caracterização da fadiga de compósito polimérico contendo fibras de coco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1809.2024

Palavras-chave:

Asa Aeromodelo. Inventor 3D. Fadiga. Composito. Fibra de Coco

Resumo

Pouco se sabe sobre a quanto resistência a fadiga, incluindo os efeitos de forma da asa de um aeromodelo, principalmente quando esta é constituída de compósito de base polimérica e fibras de coco. Este trabalho tem como objetivo estudar, utilizando o software AUTODESK INVENTOR 3D, a resistência a fadiga de uma asa de aeromodelo feita de compósito de base polimérica reforçada com fibras de coco. Para tanto foi adotada a seguinte metodologia: Criação do modelo em CAD; Especificação do material; Definição da malha e do elemento; Aplicação das condições de restrição e cargas; Resolução pelo MEF (análise Dinâmica e Estática); verificação dos resultados (Tensão de von Mises e Deformação). Fazendo uso de simulações no AUTODESK INVENTOR 3D, quando aplicamos um de um deslocamento de 15,00 mm, tanto no sentido vertical ascende quanto descente, e um número de ciclos de 106, a asa do aeromodelo flexionou no sentido do deslocamento levando uma força de reação de 384,27 N. Essa força gerou uma tensão de von Mises máxima de 42,2 MPa, pontual no centro da asa, e em média uma tensão de von Mises de 17,05 MPa, ao longo da asa do aeromodelo, cujo valor da constante elástica do é de 25,28 kN/m. Ressalta-se que os valores de tensão encontrados pela simulação foram inferiores aos valores resistência a flexão apresentados na literatura. Conforme demonstrado na simulação a asa do aeromodelo pode ser perfeitamente confeccionada com a fibra de coco, sendo este um compósito biodegradável. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES FILHO, A., Elementos Finitos – A base da tecnologia CAE, Editora: ‎ Érica; 6ª edição, 2018

CAMPBELL, C. H. Desenvolvimento e Caracterização de Compósito com Fibra de Bananeira para Aplicação em Aeromodelos. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Materiais) – Fundação Oswaldo Aranha, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2020.

FARIA, J. G., CAVALCANTE, R. C., CANABARRO, B. R., et al, “Surface Lignin Removal on Coir Fibers by Plasma Treatment for Improved Adhesion in Thermoplastic Starch Composites”, Carbohydrate Polymers, 2017.

GELFUSO, M. B. CAVALCANTE, P. V. G. SILVA, J. A. CASTRO e D. Thomazini. Propriedades de Compósitos de Polipropileno Reforçado com Fibra de Coco. Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – ANEEL. 2011

GONÇALVES, M.Q.,SILVA JUNIOR. Estudo de comportamento mecânico do compósito reforçado por fibra de coco em matriz de resina acrílica. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal, RN, Brasil. Disponível em: http://www.metallum.com.br/22cbecimat/anais/PDF/205-104.pdf. Acesso em: 08 agosto 2023.

HERCOS, Luiz Ricardo Prieto. Projeto estrutural e parametrização de uma comporta deslizante utilizando o software inventor. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2015.

MENCHISE, C. A. Desenvolvimento e Caracterização de Material Compósito com Matriz Polimérica Reforçado com Fibra de Coco para Aplicações Industriais Diversas. 2020 Dissertação (Mestrado Profissional em Materiais) – Fundação Oswaldo Aranha. Centro Universitário de Volta Redonda, 2021.

GONÇALVES, L F. Projeto estrutural de um aeromodelo nos requisitos da competição sae brasil aerodesign - classe regular. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2016.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Alvarenga Palmeira, A., Elizabeth Werderits Silva, D., Felix dos Santos Filho, D., Melo de Souza, A., Miranda Pinheiro, R., & Gustavo Jovêncio Miranda, Y. (2025). Caracterização da fadiga de compósito polimérico contendo fibras de coco . Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–10. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1809.2024

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)