Estudo de cavitação, diagnóstico de causas e medidas de correção em bombas de alta pressão para alimentação de caldeiras
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1074.2023Palavras-chave:
Bombas, Bombas centrífugas, Cavitação, CaldeiraResumo
A presente pesquisa tem como objetivo a análise técnica de uma bomba centrifuga que trabalha “afogada” utilizada em um sistema de bombeamento para caldeira, que apresenta cavitação. Inicialmente o sistema trabalhou a 90ºC, durante o seu funcionamento essa temperatura foi para 120ºC, o que gerou a cavitação do sistema. Utilizou-se a fórmula da vazão total para obtenção da velocidade . Em seguida, a fórmula de Reynolds permitiu determinar o tipo de escoamento, que mais tarde foi utilizado na descoberta dos valores de fator de atrito, juntamente com o resultado , obtido com a aplicação da fórmula da rugosidade relativa. Aplicou-se, então, as fórmulas para perda de carga, cujos resultados e foram aplicados para obtenção das alturas manométricas e . Ao final, os resultados e foram obtidos através da fórmula do NPSHdisp. Nesse sentido, após a resolução de todos os cálculos é possível visualizar para se obter um melhor resultado e pôr fim ao fenômeno da cavitação existe três possíveis alternativas, sendo a mais viável o aumento da pressão no reservatório pois a pressão máxima do reservatório suporta esse aumento sem ultrapassar seu limite máximo. Conclui-se, que será necessário aumentar a pressão do reservatório de 0,5 Kgf/cm² para 0,932 Kgf/cm².
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, ABNT NBR 12214 Projeto de estação de bombeamento ou de estação elevatória de água — Requisitos. RJ, 2020.
COELHO, Welington Ricardo. UNESP. Análise do Fenômeno de Cavitação em Bombas Centrifugas, SP, JAN/2006.
FONSECA, Victor Ferreira da M. L. OPERAÇÕES UNITÁRIAS I. Bombeamento de fluido, SP, 2019.
MACINTYRE, A. J. Bombas e Instalações de Bombeamento, 2ª. rev. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
NETTO, José Martiniano de A.; FERNÁNDEZ, Miguel Fernández Y. Manual de hidráulica.; Editora Blucher, 2015. E-book. ISBN.
NORMA REGULAMENTADORA. NR 13: CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO, TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO. Rio de Janeiro, 1978.
SCHIAVELLO, B; VISSER, F. C. Pump Cavitation: various NPSHR criteria, NPSHA margins, impeller life expectancy. In: Proceedings of the 25th international pump user’s symposium. Texas A&M University. Turbomachinery Laboratories, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.