Estudo de cavitação, diagnóstico de causas e medidas de correção em bombas de alta pressão para alimentação de caldeiras.

Autores

Palavras-chave:

Bombas, Bombas centrífugas, Cavitação, Caldeira

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo a análise técnica de uma bomba centrifuga que trabalha “afogada” utilizada em um sistema de bombeamento para caldeira, que apresenta cavitação. Inicialmente o sistema trabalhou a 90ºC, durante o seu funcionamento essa temperatura foi para 120ºC, o que gerou a cavitação do sistema. Utilizou-se a fórmula da vazão total para obtenção da velocidade . Em seguida, a fórmula de Reynolds permitiu determinar o tipo de escoamento, que mais tarde foi utilizado na descoberta dos valores de fator de atrito, juntamente com o resultado , obtido com a aplicação da fórmula da rugosidade relativa. Aplicou-se, então, as fórmulas para perda de carga, cujos resultados  e  foram aplicados para obtenção das alturas manométricas  e . Ao final, os resultados  e  foram obtidos através da fórmula do NPSHdisp. Nesse sentido, após a resolução de todos os cálculos é possível visualizar para se obter um melhor resultado e pôr fim ao fenômeno da cavitação existe três possíveis alternativas, sendo a mais viável o aumento da pressão no reservatório pois a pressão máxima do reservatório suporta esse aumento sem ultrapassar seu limite máximo. Conclui-se, que será necessário aumentar a pressão do reservatório de 0,5 Kgf/cm² para 0,932 Kgf/cm².

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, ABNT NBR 12214 Projeto de estação de bombeamento ou de estação elevatória de água — Requisitos. RJ, 2020.

COELHO, Welington Ricardo. UNESP. Análise do Fenômeno de Cavitação em Bombas Centrifugas, SP, JAN/2006.

FONSECA, Victor Ferreira da M. L. OPERAÇÕES UNITÁRIAS I. Bombeamento de fluido, SP, 2019.

MACINTYRE, A. J. Bombas e Instalações de Bombeamento, 2ª. rev. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

NETTO, José Martiniano de A.; FERNÁNDEZ, Miguel Fernández Y. Manual de hidráulica.; Editora Blucher, 2015. E-book. ISBN.

NORMA REGULAMENTADORA. NR 13: CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO, TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO. Rio de Janeiro, 1978.

SCHIAVELLO, B; VISSER, F. C. Pump Cavitation: various NPSHR criteria, NPSHA margins, impeller life expectancy. In: Proceedings of the 25th international pump user’s symposium. Texas A&M University. Turbomachinery Laboratories, 2009.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Alexandre Alvarenga Palmeira, Maria Vitória da Silva de Araújo, Paulo Vitor Nunes da Silva, & Shimeni Batista Ribeiro. (2023). Estudo de cavitação, diagnóstico de causas e medidas de correção em bombas de alta pressão para alimentação de caldeiras. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1074

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)