Desenvolvimento e caracterização de um compósito polimérico com matriz PEAD reforçado com resíduo de impressora a laser.

Autores

Palavras-chave:

Ensaios, Polímeros, Engenharia, PEAD

Resumo

O desenvolvimento de materiais compósitos poliméricos utilizando diferentes materiais para reforço é crescente e vem ganhando interesse no meio industrial ocupando novos segmentos de mercado, devido a melhoria em suas propriedades mecânicas. Nesta pesquisa foram desenvolvidos compósitos, utilizando diferentes proporções (5% e 10%) de resíduos provenientes de impressoras a laser acrescidos a uma matriz de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). As propriedades mecânicas deste novo compósitos foram estudadas através de ensaios normalizados de resistência à tração. A adição dos resíduos em matriz de PEAD melhorou as propriedades mecânicas comparado à matriz pura (controle), e uma possível redução no custo sugere uma aplicação industrial e vantagens ao produto final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT. NBR 10.004 – Resíduos Sólidos: Classificação. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro, p71, 2004.

ABNT. NBR 9622 – Plásticos Determinação das propriedades mecânicas a tração. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro, p1-20, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Agregados Para Concreto – Especificação. 29/04/2009. ABNT NBR 7211:2009.

ASTM D638-03. Standard Test Method for Tensile Properties of Plastics. USA. 2003.

BRASIL. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, 2010.

CALLISTER, W. D., 1940. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução / William D. Callister, Jr., David G. Rethwisch; tradução Sergio Murilo Stamile Soares – 9 ed. Rio de Janeiro,2016.

MANUEL, Getulio Francisco. Caracterização Físico-Química E Estudo Reológico De Asfaltos Modificados Pelos Polímeros Pead, Pebd E Pelbd E Contribuição Ao Estudo Do Envelhecimento Do Cimento Asfáltico De Petróleo. Universidade Federal De Minas Gerais, [S. l.], p. 1-141, 2 set. 2015.

YAMAJI, F. M. Produção de compósito plástico-madeira a partir de resíduos da indústria madeireira. 2004. 182f. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, Curitiba, 2004

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Paulo Vitor Nunes da Silva, Maria Paula de C. F. Fontes, Vinicius dos Santos Andrade, Renata Martins Parreira, & Roberto de Oliveira Magnago. (2022). Desenvolvimento e caracterização de um compósito polimérico com matriz PEAD reforçado com resíduo de impressora a laser . Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/64

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias