Desenvolvimento de portal Web como ferramenta para utilização na soldagem a ponto por resistência elétrica
Palavras-chave:
Soldagem resistência, Soldagem por pontos, Portal WEBResumo
O objetivo deste trabalho foi a criação de um portal WEB responsivo que trará ferramentas para análise e informações sobre as principais variáveis do processo de Soldagem a Ponto por Resistência Elétrica e fatores que podem interferir ou prejudicar a qualidade da solda por resistência, quais as principais causas de imperfeições na solda a ponto e classificação do processo de solda por resistência. A motivação para desenvolvimento desse trabalho é disponibilizar um endereço na internet que através de uma página venha a auxiliar pessoas que pretendem melhorar seus processos de trabalho e qualidade das soldas. Vários fatores/aspectos são relevantes nesse processo, como: Intensidade de corrente; Pressão exercida pelos eletrodos; Tempo de aplicação da corrente; Composição do material; Condutibilidade térmica e elétrica do material; Estado superficial do material; Material dos eletrodos e Forma e estado superficial dos eletrodos. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre processo de Soldagem a Ponto por Resistência Elétrica, uma vez esse conhecimento melhor sedimentado iniciou-se o desenvolvimento do portal WEB onde as informações sobre este processo estão disponíveis, o desenvolvimento do portal WEB seguiu as seguintes etapas: 1 – Definição dos objetivos; 2 - Identificação do público-alvo; 3 - Projeto; 4 - Web Design e Redação; 5 – Programação; 6 - Testes de validação e Otimização; 7 - Implantação ou Lançamento. O portal WEB constitui em uma ferramenta de aprendizagem e capacitação muito útil na formação do aluno de graduação em engenharia, assim como para profissionais/pessoas que necessitem de um maior conhecimento na área de Soldagem a Ponto por Resistência Elétrica. Pois além de apresentar conhecimentos conteudista o portal WEB também apresenta ferramentas que permitem a simulação dos parâmetros do processo de soldagem e a avaliação das suas respectivas influências.
Downloads
Referências
ALVARENGA, Solon Ávila. A Solda Por Resistência: Noções Básicas e Aspectos Principais. Porto Alegre: Sagra: DCLuzatto, 1993.
BRANCO, Hideraldo. Soldagem por Resistência: Máquinas, Processos e Aplicações. Curitiba: Editora MEPE, 2019.
CHAO, Y. J. Failure mode of spot welds: interfacial versus pullout. Science and Technology of Welding and Joining Journal, v. 8, n. 2, p. 133-137, 2003.
STOCCO, Danilo. Caracterização de Solda por Resistência a Ponto Através de Avaliações não Destrutivas. 2010. 111 f. Dissertação (Mestre em Engenharia Mecânica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
MODENESI, Paulo José, MARQUES, Paulo Villani e BRACARENSE, Alexandre Queiroz. Soldagem Fundamentos e Tecnologia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SUKHA AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA. O QUE É SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA?, 2021. Disponível em: < https://www.sukha.ind.br/blog/o-que-e-soldagem-por-resistencia- >. Acesso em: 16/07/2022.
WAINER, Emilio; BRANDI, Sérgio Duarte; MELLO, Fábio Décourt Homem de. Soldagem: processos e metalurgia. 4ª ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.