O instituto da usucapião pro família

uma reflexão sob a ótica da violência doméstica e da culpa no divórcio

Autores

  • Jéssica Faria da Silva Discente do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda e Membros da Liga Acadêmica de Direito da UFF-VR. ²Professora Substituta do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda. Professora Adjunta da Faculdade de Direito de Valença. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF)
  • Maria Beatriz Bianchi dos Guaranys Varella Discente do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda e Membros da Liga Acadêmica de Direito da UFF-VR. ²Professora Substituta do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda. Professora Adjunta da Faculdade de Direito de Valença. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF)
  • Stela Tannure Leal Discente do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda e Membros da Liga Acadêmica de Direito da UFF-VR. ²Professora Substituta do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda. Professora Adjunta da Faculdade de Direito de Valença. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF)
  • Thaís Freire de Vasconcellos Discente do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda e Membros da Liga Acadêmica de Direito da UFF-VR. ²Professora Substituta do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda. Professora Adjunta da Faculdade de Direito de Valença. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF)

Palavras-chave:

Usucapião, Divórcio, Violência doméstica

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca do instituto da usucapião pro família, instituído pela Lei nº 12.424/11, que acrescentou uma nova modalidade de usucapião ao Código Civil vigente, conforme se depreende da leitura de seu artigo 1.240-A. O novo dispositivo legal permite a obtenção do domínio integral do imóvel urbano por aquele que o dividia com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, desde que preenchidos os requisitos legais. Ocorre que, na verdade, o novo instituto fez ressurgir a temática da culpa no divórcio, já anteriormente afastada pelo Direito de Família brasileiro, quando do advento da Emenda Constitucional nº 66/2010. Simultaneamente, pretende-se analisar o referido diploma sob a ótica da violência doméstica contra a mulher e da problemática de sua perpetuação, tendo em vista a contradição existente entre a necessidade de afastamento do lar, pela primazia de sua integridade física e moral e a possibilidade de perda do imóvel em decorrência desse afastamento. Nesse sentido, almeja-se o estudo de tal instituto sob a égide da proteção dos direitos da mulher e do repúdio a decisões que firam o ordenamento jurídico brasileiro.

Downloads

Publicado

27-02-2024

Como Citar

Jéssica Faria da Silva, Maria Beatriz Bianchi dos Guaranys Varella, Stela Tannure Leal, & Thaís Freire de Vasconcellos. (2024). O instituto da usucapião pro família: uma reflexão sob a ótica da violência doméstica e da culpa no divórcio. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1507

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)