Análise acerca do conhecimento e utilização da iniciativa popular de Lei Municipal na Região Sul-Fluminense
Palavras-chave:
Democracia, Soberania Popular, Direitos fundamentais, Iniciativa Popular, Lei MunicipalResumo
Em sua origem grega, “democracia” significa a junção dos termos “demos” (povo) e “kratos” (poder), que podem significar “governo do povo” ou também “povo no poder”. Isto posto, ao lançar mão de uma análise superficial poderia se chegar a conclusão de que havendo uma ordem constitucional que institui a democracia no país e um sistema político representativo, haveria, verdadeiramente, uma vida democrática. No entanto, tal assertiva é extremamente reducionista, pois não leva em consideração a realidade dos fatos e principalmente a ignorância, consciente ou não, da população que desconhece os fundamentos e instrumentos essenciais ao exercício da democracia. Nesse sentido é que se justifica o presente trabalho, que busca relacionar a soberania popular e o atual espectro democrático da região Sul Fluminense diante dos instrumentos democráticos contemplados pelo Constituinte de 1988 em nossa Carta Magna, a saber a iniciativa popular de lei no âmbito municipal, à luz do artigo 29, XIII da CF/88, com o escopo de efetivar direitos fundamentais almejados pelo povo. A metodologia realizar-se-á por meio de revisão bibliográfica, legislativa e pesquisa de campo com cidadãos dos municípios da aludida região, com o desiderato de identificar o grau de conhecimento dos instrumentos democráticos postos à sua disposição pela Constituição de 1988 e Leis Orgânicas Municipais, e, por consequência, sua efetiva – ou não - utilização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.