Infecções sexualmente transmissíveis

caracterização da clientela de um centro de doenças infecciosas

Autores

Palavras-chave:

Enfermeiro, Centro de Doenças Infecciosas, Centro de Testagem e Aconselhamento, Infecção Sexualmente Transmissível

Resumo

Este estudo tratou da caracterização da clientela que procurou um Centro de Doenças Infecciosas (CDI) para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no município de Volta Redonda (RJ) no ano de 2020. Teve como objetivos: demonstrar dados epidemiológicos relevantes relativos à clientela que buscou o CDI de Volta Redonda e apontar o papel do enfermeiro na testagem e aconselhamento dos pacientes que procuram voluntariamente o CDI. Estudo descritivo, exploratório com abordagem quanti-qualitativa. O estudo foi realizado através de um formulário com 13 perguntas fechadas que colheu dados nas fichas do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do CDI. Os sujeitos da pesquisa foram pacientes que procuraram voluntariamente o CDI para realizarem a testagem e aconselhamento para ISTs. Os resultados do estudo nos permitiram conhecer o perfil epidemiológico da clientela que buscou regularmente o CTA: pessoas do gênero masculino, da raça branca, adultos jovens, solteiros, de bairros de periferia, baixa escolaridade e que buscaram o CTA para conhecer o seu status sorológico.  Foi possível observar que fatores socioeconômicos, culturais, ingesta de bebidas alcoólicas e o uso/abuso de drogas influenciam consideravelmente em práticas sexuais desprotegidas e no não uso de preservativos. Além disso, o HIV foi a infecção que mais positivou em Volta Redonda no de 2020, seguido da Sífilis. Concluiu-se que as Infecções Sexualmente Transmissíveis representam grande risco para saúde pública no Brasil e que o enfermeiro tem um papel relevante dentro desse processo, pois é o profissional que acolhe, orienta e educa o paciente, além de realizar a testagem e o aconselhamento nas Unidades Básicas de Saúde ou nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATISTA, Mara Ilka Holanda de Medeiros et al. Alta Prevalência de Sífilis. In: Unidade Prisional Feminina do Nordeste Brasileiro. Einstein, São Paulino, mai., 2020.

MAIA, Annanda Luysa Carias et al. Conhecimento dos Acadêmicos de Enfermagem Acerca da Hepatite C. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, Rio Grande do Norte, v.9, n.1, pág.52 - 63, jan./jul., 2020.

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de. Metodologia da Pesquisa Científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

MURAD, Ana Cristyna Saad et al. Experiência de acadêmicos de medicina na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. CuidArt Enfermagem, Catanduva, v.12, n.2, p. 200-203, jul./dez. 2018.

OLIVEIRA, Marcelo Siqueira de et al. Hepatite B na Amazônia ocidental brasileira: conhecimento e medidas de biossegurança entre profissionais de enfermagem. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, Santa Cruz do Sul, v.10, n.2, pág. 100-105, abr./jun.,2020.

PEREZ, Taciane Alvarenga; CHAGAS, Eduardo Federighi Baisi; PINHEIRO, Osni Lázaro. Letramento funcional em saúde e adesão a terapia antirretroviral em pessoas vivendo com HIV. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, 2021.

PINTO, Valdir Monteiro et al. Fatores associados às infecções sexualmente transmissíveis: inquérito populacional no município de São Paulo, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.23, n.7, jul. 2018.

SILVA, Yugo Torquato; SILVA, Luciano Bairros; FERREIRA, Sonia Maria Soares. Práticas de Aconselhamento em Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids: perspectiva dos profissionais de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 72, n. 5, p.1137-44, jan., 2019.

Volta Redonda (RJ) | Cidades e Estados | IBGE. Ibge.gov.br. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/volta-redonda/panorama.html>. Acesso em: 15 jun. 2021.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Lara Christina do Nascimento Albernaz, Júlia Marques da Silva e Souza, Letícia Gomes dos Santos Ribeiro, Janaína Vieira Tomaz de Souza, Clarissa Ferreira Pontual de Oliveira, & Lucrécia Helena Loureiro. (2022). Infecções sexualmente transmissíveis: caracterização da clientela de um centro de doenças infecciosas. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/152

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>