I-DTA

ferramenta tecnológica para investigação de surtos alimentares

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia em Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Doenças Transmitidas por Alimentos, Agentes Etiológicos, Ensino

Resumo

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são provenientes da ingestão de alimentos e/ou água contaminado. As bactérias, dentre os microrganismos, são as principais promotoras destas doenças, sendo responsáveis por cerca de 90% das ocorrências. No Brasil, embora o número de notificações seja crescente, a subnotificação e falhas nas etapas de investigação comprometem a geração de informações. O estudo teve por objetivo apresentar o software desenvolvido, suas etapas de construção e os resultados provenientes da avaliação e validação do produto, demonstrando a relevância da utilização deste, que irá otimizar o processo, sugerir o possível agente etiológico e disponibilizar orientações visando a redução de agravos. Trata-se de um estudo transversal descritivo, de caráter epidemiológico qualiquantitativo e científico metodológico, para a construção de uma tecnologia investigativa e educativa, no contexto da Saúde Pública, para surtos de DTA, sendo este o desenvolvimento de um software (aplicativo) titulado I-DTA. A avaliação da viabilidade do aplicativo, sua construção e validação ocorreram no período de julho 2020 a outubro 2021. O instrumento utilizado para a coleta e análise de dados foram dois formulários semiestruturados, desenvolvidos por meio da ferramenta Forms do Google®, os resultados foram analisados com a utilização do programa Microsoft Office Excel®, análises estatísticas Fisher e Qui-quadrado, e análise dos dados de avaliação e validação de conteúdo através do Índice de Validade de Conteúdo (Content Validity Index – CVI). Na avaliação preliminar para a elaboração do produto, a construção do aplicativo se mostrou relevante, apresentando resultados de 70% para totalmente adequado e 30% para adequado, já os resultados da etapa de avaliação e validação, a média para todos os itens do aplicativo, que representa a avaliação e validação global do produto foi igual a 0,99, ou seja, acima do CVI desejável que é de 0,80. Espera-se por meio da ferramenta, colaborar para a otimização do processo investigativo de DTA, servir como instrumento educativo para os clientes e profissionais atuantes no segmento, além de contribuir para melhores políticas públicas visando a redução desses agravos. O aplicativo se mostrou funcional, relevante para o processo e uma ferramenta inovadora, podendo ser utilizado em âmbito nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças Transmitidas por Alimentos: causas, sintomas, tratamento e prevenção. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doencas-transmitidas-por-alimentos. Acesso em: 28.06.2020.

DIAS, R. S.; BERNARDES, A. F. L.; ZUCCOLI, P. C. A Importância do Processo de Investigação na Elucidação de Surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Periódico Científico do Núcleo de Biociências, v. 1, n. 2, p. 17–23, 31 dez. 2011.

LOURINHO, L. A. et al. Saúde coletiva: reflexões metodológicas acerca da pesquisa nos espaços coletivos. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 37936–37949, 2020.

MILENE, A.; CORTEZ, V. H.; LEHMCKUHL, C. Perfil Epidemiológico das Doenças Bacterianas Transmitidas por Alimentos no Brasil. p. 5, 2017.

POLIT, D. F.; BECK, C. T. The content validity index: Are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Research in Nursing & Health, v. 29, n. 5, p. 489–497, out. 2006.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Hosana Lima Siqueira de Souza, Annibal José Roris Rodriguez Scavarda do Carmo, & Lucrécia Helena Loureiro. (2022). I-DTA: ferramenta tecnológica para investigação de surtos alimentares. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/148

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)