Qualidade de vida

o estresse dos cuidadores de autistas

Autores

Palavras-chave:

Cuidadores., Cuidados, Família, Estresse, Qualidade de Vida, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Este estudo busca analisar a relação entre o estresse e o modo de vida de cuidadores e/ou familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Método: Trata-se de uma revisão integrativa por meio da análise e sumarização de estudos provenientes da literatura nacional e internacional. Objetivo: Realizar uma reflexão a partir de uma revisão na literatura acerca da qualidade de vida relacionada ao estresse do cuidador do autista. Resultados: Dentre os 100% dos artigos, 25% falavam do cuidador, do familiar cuidador, da mãe que cuida e do cuidado com o cuidador, 30% falavam do estresse do cuidador, do estresse familiar, do estresse da mãe cuidadora, da autoeficácia do cuidador, da mãe que cuida sem estresse e de crenças parental, 45% falavam das mães e pais que cuidam, qualidade de vida das mães cuidadoras, a escuta familiar após o diagnóstico, o impacto na qualidade de vida do cuidador familiar após o diagnóstico, a vivência materna na função de cuidadora, possibilidades de cuidados e um olhar acolhedor para o cuidador. Conclusão: O Transtorno do Espectro Autista é uma patologia abrangente e com alto grau de gravidade, o que faz com que os cuidados sejam diferenciados e as rotinas inesperadas e a qualidade de vida do cuidador se torna baixa e restrita, pois a mesma se apoia no estado emocional e físico do autista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Márcia Cristina Maciel de; PONDÉ, Milena Pereira. Autismo: impacto do diagnóstico nos pais. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 69, n. 3, p. 149-155, 2020.

ALMEIDA, Maíra Lopes; NEVES, Anamaria Silva. A ESCUTA PSICANALÍTICA DA FAMÍLIA FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO DA CRIANÇA. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 23, p. 99-108, 2020.

AMARAL, Júnia; AZEVEDO, Letícia; OLIVEIRA, Juliana. “FAMÍLIA QUE ACOLHE”: cuidando de si, para cuidar do outro: I Mostra de Práticas Psicológicas–Estágio Básico. Psicologia e Saúde em debate, v. 2, n. Supl. 1, p. 57-58, 2016.

FADDA, Gisella Mouta; CURY, Vera Engler. A experiência de mães e pais no relacionamento com o filho diagnosticado com autismo. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 35, 2019.

FARO, Kátia Carvalho Amaral et al. Autismo e mães com e sem estresse: análise da sobrecarga materna e do suporte familiar. Psico, v. 50, n. 2, p. e30080-e30080, 2019.

FÁVERO, Maria Ângela Bravo; SANTOS, Manoel Antônio dos. Autismo infantil e estresse familiar: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia: reflexão e crítica, v. 18, p. 358-369, 2005.

FERNANDES, Amanda Dourado Souza Akahosi et al. Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à COVID-19. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 29, 2021.

FLORIANO, Tânia et al. A proteção social nos serviços de saúde voltados à pessoa idosa em Céu Azul-PR. 2021.

MORAES, Anna Victória Pandjarjian Mekhitarian; BIALER, Marina Martins; LERNER, Rogério. Clínica e pesquisa do autismo: olhar ético para o sofrimento da família. Psicologia em Estudo, v. 26, 2021.

MORETTO, Gabriela et al. Interferência do meio comunicativo da criança com transtorno do espectro do autismo na qualidade de vida de suas mães. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2020.

MOXOTÓ, Glória de Fátima Araújo; MALAGRIS, Lucia Emmanoel Novaes. Avaliação de treino de controle do stress para mães de crianças com transtornos do espectro autista. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, p. 772-779, 2015.

PALOMBINI, Analice de Lima et al. Cuidando do cuidador: da demanda de escuta a uma escrita de si. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 13, p. 253-264, 2010.

PORTO, Daniela et al. ACOLHER E CUIDAR: um novo olhar sobre os cuidadores: I Mostra de Práticas Psicológicas–Estágio Básico. Psicologia e Saúde em debate, v. 2, n. Supl. 1, p. 55-56, 2016.

SEHN, Amanda Schöffel; LOPES, Rita de Cássia Sobreira. A Vivência Materna da Função de Cuidar no Período de Dependência da Criança. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, 2019.

SEMENSATO, Marcia Rejane; BOSA, Cleonice Alves. Crenças indicativas de resiliência parental no contexto do autismo. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 33, 2017.

SOEIRO, José; ARAÚJO, Mafalda; FIGUEIREDO, Sofia. Cuidar de quem cuida: História e testemunhos de um trabalho invisível. Um manifesto para o futuro. Objectiva, 2020.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.

WALDOW, Vera Regina; BORGES, Rosália Figueiró. Cuidar e humanizar: relações e significados. Acta Paulista de enfermagem, v. 24, p. 414-418, 2011.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Luciana Xavier Portugal, Mayra Loureiro Novaes, & Lucrécia Helena Loureiro. (2022). Qualidade de vida: o estresse dos cuidadores de autistas. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–10. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/109

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)