Sistematização do processo educativo para orientação de pacientes submetidos a estomias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.124.2022

Palavras-chave:

Enfermagem, Estomia, Sistematização, Tomada de decisão

Resumo

A educação em saúde se tornou uma ferramenta relevante para instrumentalização do profissional de enfermagem no que tange a sistematização do processo de estomia. O objetivo deste estudo é analisar a produção científica em periódicos nacionais sobre a sistematização do processo educativo para o autocuidado de pacientes estomizados. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura por meio da literatura nacional e internacional. Por meio dos resultados, observa-se que a distribuição cronológica das pesquisas ocorre predominantemente nos anos de 2017 e 2019 e que na maioria deles foi utilizada uma abordagem qualitativa. Os autores analisados trouxeram o embasamento de alguns de teóricos que devem auxiliar o processo do raciocínio clínico, da tomada de decisão, da implementação das ações e da avaliação das repercussões tanto da prática educativa como da assistência direta ao paciente estomizado e sua família.

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Publicado

28-10-2022

Como Citar

Simone Policiano Delgado, Flávio Vaz Machado, & Lucrécia Helena Loureiro. (2022). Sistematização do processo educativo para orientação de pacientes submetidos a estomias . Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–11. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.124.2022

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)