Intoxicação exógena

papel da enfermagem na emergência

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem, Intoxicação Exógena, Emergência

Resumo

Este estudo tratou de uma pesquisa bibliográfica acerca do papel da equipe de enfermagem nos cuidados junto às vítimas de intoxicação exógena na emergência. Teve como objetivos: identificar a atuação da equipe de enfermagem na emergência junto à pacientes que sofreram uma intoxicação exógena; apontar os principais tipos de substâncias intoxicantes e suas respectivas manifestações clínicas e descrever o papel da equipe de enfermagem nos cuidados e na prevenção das intoxicações exógenas. Pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo como aporte teórico a Teoria de Enfermagem de Myra Levine (1967). O levantamento dos artigos foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no Google Acadêmico, nas bases de dados: Lilacs, BDENF e SciELO. Foram utilizados como descritores: “intoxicação exógena”, “enfermagem” e “emergência”. O período de publicação foi delimitado de 2008 a 2017. A coleta de dados se deu em junho de 2021. A análise dos artigos permitiu formulamos 4 categorias temáticas: conhecimento dos profissionais de enfermagem, registros de enfermagem incompletos, tipos de substâncias intoxicantes e manifestações clínicas, e atuação da equipe de enfermagem e a prevenção. Os resultados da pesquisa nos permitiram perceber que há uma necessidade urgente dos membros da equipe de enfermagem que atuam nesse setor em aprofundar os conhecimentos técnico-científicos conhecendo cada substância intoxicante e suas manifestações clínicas. Os resultados nos permitiram observar que há um quantitativo significativo de trabalhadores que não registram os cuidados ou se registram, o fazem parcialmente com poucas informações. Ainda foi possível perceber que atuação da equipe de enfermagem deve ser tanto nos cuidados imediatos às necessidades do paciente na sala de emergência quanto na prevenção das intoxicações, através de ações de educação e promoção da saúde. Conclui-se que a intoxicação exógena consiste em uma das mais graves emergências na área da saúde existentes na atualidade e que a equipe de enfermagem necessita de constante aprofundamento e atualização para oferecer um atendimento holístico, qualificado e ágil ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica. 1. ed.; 1. reimp. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013, 290p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. PORTARIA Nº 79, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018. Torna pública a decisão de aprovar as Diretrizes brasileiras para diagnóstico e tratamento das intoxicações por agrotóxicos - capítulo 2, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Diário Oficial da União, Brasília, 2018. p.48.

NERY, A.P.S.T. et al. CASOS DE INTOXICAÇÃO EXÓGENA COM DESFECHO DE ÓBITO NO ESTADO DA BAHIA, BRASIL: ESTUDO ECOLÓGICO. Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva, Salvador, v.1, e10118, p.1-18, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/10118/7097. Acesso em: 15 abr. 2021.

OLIVEIRA, F.F.S.; SUCHARA, E.A. Perfil epidemiológico das intoxicações exógenas em crianças e adolescentes em município do Mato Grosso. Rev. Paul. Pediatri., v.32, n.4, p.299-305, out/dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-05822014000400004. Acesso em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4020. Acesso em: 18 mar. 2021.

SALUM, A.M.C.; PARANHOS, W.Y. O Enfermeiro e as Situações de Emergência. 2ª. ed., São Paulo: Atheneu, 2010, 864p.

SÃO PAULO. Prefeitura de. Secretaria Municipal da Saúde. Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Divisão de Vigilância Epidemiológica. Núcleo de Prevenção e Controle das Intoxicações. Manual de Toxicologia Clínica: Orientações para assistência e vigilância das intoxicações agudas. São Paulo: Secretaria Municipal da Saúde, 2017. 465 p.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Mariana Amorim de Sousa, Luana Gabrieli Da Macena Xavier Conrado, Suelen Roque Gonçalves, & Clarissa Ferreira Pontual de Oliveira. (2022). Intoxicação exógena: papel da enfermagem na emergência. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–7. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/110

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)