Atenção primária

o papel do enfermeiro no contexto da vacinação

Autores

Palavras-chave:

Vacina, Imunização, Enfermagem, Atenção Primária

Resumo

Este estudo teve como objeto de estudo analisar a importância do enfermeiro na sala de vacinação, por meio do processo metodológico de pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva, com uma abordagem qualitativa, cujos objetivos foram apontar o cuidado do (a) enfermeiro (a) junto à população que é vacinada na Atenção Primária e esclarecer a importância do (a) enfermeiro (a) na sala de vacina. Através da análise dos artigos encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no período de 2010 a 2020, tendo sido selecionado 10 artigos científicos para análise e discussão pautada nos critérios de inclusão e exclusão segundo de acordo com a visão dos autores pesquisados concluiu-se, após pesquisa bibliográfica e discussão dos temas abordados, que o enfermeiro desempenha papel fundamental no processo de vacinação seja na conscientização ou na informação a respeito dos benefícios da vacina, bem como os malefícios da não aplicação desta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Sousa, et al. A história da vacina: uma abordagem imunológica. Mostra Científica em Biomedicina 4.1, 2019.

AZEVEDO, Camila. Divulgando a importância da vacinação. Fundação Oswaldo Cruz Mato Grosso do Sul, 2019.

BALLALAI, Isabella; IMUNIZAÇÃO, Bravo F. Tudo o que você sempre quis saber. Rio de Janeiro: RMCOM, 2016.

BERNARDES, Ariane Cristina Ferreira, et al. Calendário Nacional de Vacinação e procedimentos para administração de imunobiológicos. 2017.

BUGES, Naiana Mota et al. Fatores que interferem na adesão dos pais e/ou responsáveis no cumprimento do calendário básico de vacinação infantil. Revista Amazônia Science & Health, 2020.

COSTA L, Silva EF, et al. ACSF, Bonilha ALL. Significado da consulta de enfermagem em puericultura: percepção de enfermeiras de estratégia saúde da família. CiêncCuid Saúde. 2012.

GUGEL, Sandrieli, et al. Percepções acerca da importância da vacinação e da recusa vacinal: uma revisão bibliográfica. BrazilianJournalofDevelopment, 2021.

MARTINS, Jéssica Rauane Teixeira et al. O quotidiano na sala de vacinação: vivências de profissionais de enfermagem. Avances enEnfermería, 2019.

OLIVEIRA, Valéria Conceição de et al. Supervisão de enfermagem em sala de vacina: a percepção do enfermeiro. Texto & Contexto-Enfermagem, 2013.

PLOTKIN, S. A Short History Of Vaccination. In: Plotkin SA, Orenstein WA, Offit PA, editors. Vaccines. 5th ed. Philadelphia: Saunders&Elsevier; 2008.

PEREIRA, Matheus Adriano Divino et al. Gerenciamento de enfermagem em sala de vacina: desafios e potencialidades. Revista de enfermagem da UFSM, 2019.

RIBEIRO, Ana Beatriz, et. al. A importância da atuação do enfermeiro na sala de vacina: Uma revisão integrativa. Revista de Enfermagem da UFJF, 2017.

ROCHA, Suelen Alves; et. al. Acesso aos cuidados primários de saúde: revisão integrativa. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2016.

SOUSA, Catrine de Jesus et al. Compreensão dos pais acerca da importância da vacinação infantil. Revista Enfermagem Contemporânea, 2012.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Ana Lúcia Torres Devezas Souza, Beatriz Bastos Rezende, Janaína Vieira Tomaz de Souza, Laura Maria Santana Mendes, Maria de Fátima da Rocha Pinto, Tainá Lopes Mariano, & Tamires Perete Pereira. (2022). Atenção primária: o papel do enfermeiro no contexto da vacinação. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/167

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>