Utilização do aplicativo Socrative na educação médica

um relato de experiência

Autores

  • N. R. P. Branca Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • T. A. E. Lourenço Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • L. M. D. Pereira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • V. C. Ribeiro Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • P. C. A. Júnior Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • G. G. Magalhães Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • R. E. T. Coutinho Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, Volta Redonda, RJ. Universidade Trás-os-Montes e Alto D’ouro, Portugal. Pesquisadora colaboradora Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisa em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES - CNPq (2010-2019)
  • S. C. M. Garcia Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, Volta Redonda, RJ. Universidade Trás-os-Montes e Alto D’ouro, Portugal. Pesquisadora colaboradora Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisa em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES - CNPq (2010-2019)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.232.6.2019

Palavras-chave:

Educação médica, Metodologia ativa, Aplicativo

Resumo

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina (DCNs), a estrutura do curso deve utilizar metodologias que valorizem a participação ativa do estudante na construção do conhecimento, assim como estimular a integração de conteúdos. Além disso, o perfil do formando deve envolver, dentre as competências gerais, a comunicação baseada em interação com outros profissionais e o domínio de tecnologias de comunicação e informação (TICs). Com base nesse contexto e visando atender aos critérios previstos pelas DCNs, o objetivo deste trabalho é relatar o uso de uma ferramenta tecnológica associada às discussões de casos clínicos promovidas pelo projeto de extensão “Trabalho de Acadêmico para Acadêmico” (TAPA) do UniFOA. As temáticas lecionadas no primeiro módulo do curso de Medicina são abordadas por meio de encontros semanais, nos quais acadêmicos de módulos mais avançados propõem discussões e reflexões junto aos alunos ingressantes, os quais são precocemente inseridos em abordagens práticas dos conteúdos aprendidos e estimulados a desenvolverem, em conjunto, um raciocínio interdisciplinar. Com o emprego de tecnologia digital, através do aplicativo Socrative, as reuniões passaram a apresentar um maior dinamismo e adesão por parte dos alunos ingressantes, permitindo aos aplicadores feedback em tempo real da participação e desempenho da turma. À medida em que foge do modelo tradicional de ensino, o qual aborda o aluno como figura passiva, a metodologia ativa por meio do aplicativo Socrative vem estimulando um espaço de aprendizado significativo baseado em interação e aliado, sobretudo, a temáticas de relevância à carreira profissional médica. Ademais, o graduando é estimulado a desenvolver comentários e sugestões, sendo peça fundamental no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato de uso de uma ferramenta tecnológica em andamento que, neste momento, ainda não dispõe de resultados finais.

Referências

-

Downloads

Publicado

24-04-2023

Como Citar

Branca, N. R. P., Lourenço, T. A. E., Pereira, L. M. D., Ribeiro, V. C., Júnior, P. C. A., Magalhães, G. G., Coutinho, R. E. T., & Garcia, S. C. M. (2023). Utilização do aplicativo Socrative na educação médica: um relato de experiência. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 6. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.232.6.2019

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.