Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço 1,5 pt; usa uma fonte de 12 pts; emprega itálico para palavras estrangeiras, negrito em destaques em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
  • Pesquisas envolvendo animais e seres humanos foram aprovadas pelo CEUA / CEP.
  • As ilustrações (figuras, tabelas, gráficos, fotos etc) estão inseridas no texto informando a fonte original.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os autores devem utilizar o Template do congresso para enviar os trabalhos.

Artigo Original

Os artigos científicos originais são produções textuais inéditas onde os principais resultados de uma pesquisa científica acadêmica são compartilhados. Podem descrever estudos experimentais, de campo, novos métodos, inovação etc. Serão aceitos trabalhos com resultados parciais. O objeto estudado pode ser variado. Por exemplo, um grupo, um indivíduo, uma população, uma comunidade, um fato ou um fenômeno. Após a coleta desses dados, chega a etapa de análise e interpretação, que depende de fundamentação teórica sólida para seja concluída com êxito. (Mínimo de 5 e máximo de 8 páginas, incluindo as referências).

Artigos de Revisão

O artigo de revisão tem por função provar ou desacreditar o que foi originalmente descrito em um artigo de outro tipo. Em geral, é um relatório de uma repetição da mesma experiência realizada anteriormente, de forma a testar se os resultados serão os mesmos. Sua finalidade está em examinar a bibliografia publicada e situá-la em certa perspectiva. (Mínimo de 5 e máximo de 8 páginas, incluindo as referências).

Relato de Caso

Estudos com a finalidade de descrever um caso inusitado ou relevante para ampliar o conhecimento e destacar hipóteses para a realização de outros estudos. Os seus dados são oriundos da prática cotidiana e atividades exercidas pelo pesquisador. No caso das ciências médicas, os autores podem destacar relatos de casos clínicos e vivências em cenário prático. (Mínimo de 5 e máximo de 8 páginas, incluindo as referências).

Relato de Experiência

É um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional que contribua com a discussão, troca e  proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde. Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, são importantes para alertar outros profissionais e indicar novos caminhos. (Mínimo de 5 e máximo de 8 páginas, incluindo as referências).