Avaliação do conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista no curso de Medicina do Unifoa

Autores

  • M. L. Couto Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • M. L. C. D. P. M. D. Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • E. S. Mota Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • M. L. L. D. S. Reis Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • R. B. Pinheiro Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.224.6.2019

Palavras-chave:

Autismo, TEA

Resumo

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), da American Psychiatric Association, é uma classificação de transtornos mentais com critérios associados que busca facilitar o diagnóstico de forma mais confiável desses transtornos. Ao decorrer de suas edições, ao longo dos últimos 60 anos, tornou-se uma referência para a prática clínica na área da saúde mental. Na sua última atualização, o Transtorno do Espectro Autista englobou transtornos antes chamados de Autismo: Infantil Precoce, Infantil, de Kanner, de Alto Funcionamento, Atípico, e os Transtornos: Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Desintegrativo da Infância e de Asperger. O aspecto relevante do Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido, nos últimos anos, a evidência de que é bem mais prevalente do que se pensava tornando-se assim, o transtorno do desenvolvimento mais frequente, com alto impacto pessoal, familiar e social. Dessa maneira, é imprescindível que médico, da atenção primária, tenha capacidade de reconhecer prontamente os sinais e indícios, uma vez que são eles os profissionais em maior contato com as crianças nos seus primeiros anos de vida, e o tempo gasto para o diagnóstico ser crucial para o tratamento e desenvolvimento da criança. Considerando-se a importância do diagnóstico precoce e da necessidade de um acompanhamento detalhado para o desenvolvimento e trajetória do paciente com TEA, o objetivo desta pesquisa é realizar uma análise comparativa do conhecimento sobre o tema dos alunos de Medicina do UniFOA durante a formação médica e pelos resultados propor a inclusão do tema na grade curricular. A pesquisa será realizada através de um questionário, que será aplicado a 100 alunos que frequentam os Módulos iniciais e finais do curso, foi estabelecido um roteiro simples de, aproximadamente, 12 perguntas sobre o Síndrome do Espectro Autista, sendo elas de caráter geral, cuja as opções de resposta são 3: sim, não e não lembro/ desconheço o assunto. A participação dos entrevistados será condicionada ao preenchimento de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o trabalho foi aprovado pelo comitê de ética do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA/Fundação Oswaldo Aranha) com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 04406918.8.0000.5237.

Referências

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Publicado

24-04-2023

Como Citar

Couto, M. L., Silva, M. L. C. D. P. M. D., Mota, E. S., Reis, M. L. L. D. S., & Pinheiro, R. B. (2023). Avaliação do conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista no curso de Medicina do Unifoa . Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 6. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.224.6.2019

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