Marcadores de pneumonia na infância
clínicos e complementares
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.229.6.2019Palavras-chave:
Pneumonia, diagnóstico, sintomas recorrentesResumo
A pneumonia é uma doença frequente que acomete centenas de crianças diariamente. É uma causa significativa de morbidade e mortalidade na infância em todo mundo (KLIEGMAN et al., 2014). Por esse motivo, é importante um rápido diagnóstico para iniciar o tratamento. O diagnóstico pode ser feito a partir da história e do exame clínico (PAIVA et al.,1998). Entretanto, existe uma considerável taxa de erro no diagnóstico devido à dificuldade de se obter o mesmo, os sintomas além de variáveis de criança para criança são pouco específicos, podendo, em sua maioria, estar presente em outras patologias do trato respiratório. Este trabalho tem por objetivo analisar a compreensão dos discentes do curso de Medicina do UniFOA dos diferentes ciclos, em relação ao diagnóstico de pneumonia pediátrica por meio dos seus marcadores clínicos e complementares através de um questionário. Justifica-se pela importância em aumentar o conhecimento acerca do assunto para um diagnóstico mais preciso e precoce, diminuindo, assim, as complicações e altas taxas de mortalidade ocasionadas pela pneumonia na infância. Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada por meio da aplicação de um questionário aos estudantes do ciclo clínico (módulos VII e VIII) e do internato (módulos IX, X, XI e XII) de medicina do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, visando comparar o conhecimento ao decorrer do curso. O presente trabalho foi submetido pelo Comitê de Ética do UniFOA e aprovado sob o CAAE 85291517.2.0000.5237. No questionário, foram apresentados termos relacionados a doenças das vias aéreas que podem ou não estar relacionados à pneumonia, com o intuito de avaliar a escolha realizada pelo aluno. Ficou comprovada a dificuldade de reconhecimento dos marcadores clínicos e complementares da pneumonia na infância pelos resultados apresentados neste trabalho, entretanto, houve uma maior taxa de acertos dos alunos mais avançados no curso. Sugere-se uma necessidade de aperfeiçoamento no aprendizado.
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