Uso de Metodologias Ativas no ensino de semiologia e propedêutica

uma proposta

Autores

  • I. P. Carvalho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • M. L. Couto Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • J. C. Guedes Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • W. L. M. S. Fonseca Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • M. M. A. Fonseca Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.484.4.2017

Palavras-chave:

metodologias ativas, semiologia, ensino médico

Resumo

O MEC divulgou em 2001 as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina, preconizando a importância de se adotar metodologias ativas de ensino, que podem tornar o aprendizado mais dinâmico. A partir disso, uma proposta de metodologia de ensino ativo são os jogos, que por ser uma atividade dinâmica, facilitam o aprendizado e a fixação do conteúdo na memória. Tal proposta, baseada no conhecido jogo ‘Imagem & Ação’ da Grow Games, auxilia o estudante a aprender de forma criativa a prática da semiologia/propedêutica médica, desde a ectoscopia a aplicação dos exames físicos. O jogo funciona como método para revisar o conteúdo já visto em sala de aula ou laboratório. Assim, espera-se que haja uma maior fixação do conteúdo, tanto com os acertos como com os erros durante o jogo. Antes da realização das provas do primeiro módulo, onde os conteúdos que já haviam sido ministrados eram marchas e fácies, realizamos mímicas e o outro grupo tinha o dever de descrever o que era e a possível causa. Para jogar, separa-se os alunos em grupos sendo necessário no mínimo quatro pessoas, o conteúdo a ser revisado de semiologia/propedêutica precisa ser escrito em papéis pequenos e cortados para sorteio. O grupo que começar tem que sortear um papel e criar uma mímica podendo pedir ajuda para realizá-la a um membro da mesma equipe, o outro grupo terá que explicar a ação que foi realizada para conseguir vencer. Dessa forma, ambos os grupos podem revisar, tendo em vista que não só para a realização da mímica como também para descrever e acertar o que está sendo realizado, se faz necessário conhecer bem o conteúdo aplicado na atividade. O aprendizado através de metodologias ativas usa a problematização e insere o aluno em situações reais, aproximando o discente do cotidiano profissional. Alguns autores afirmam ser a aprendizagem um processo aprendizagem essencialmente dependente de experimentações. Haja vista o incontestável e fundamental papel das metodologias ativas no ensino moderno, tornando o aluno ativo com maior aprofundamento do conteúdo estudado concluímos que tal atividade pode ser mais uma ferramenta para otimizar o ensino e aprendizagem dos conteúdos de semiologia e propedêutica no curso de medicina.

Referências

-

Downloads

Publicado

24-05-2017

Como Citar

Carvalho, I. P., Couto, M. L., Guedes, J. C., Fonseca, W. L. M. S., & Fonseca, M. M. A. (2017). Uso de Metodologias Ativas no ensino de semiologia e propedêutica: uma proposta. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 4. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.484.4.2017

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.