Transtornos do Espectro Autista

variação diagnóstica pós DSM-5

Autores

  • N. R. P. Branca Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • C. F. Tinoco Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • C. D. Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • R. B. Pinheiro Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.341.5.2018

Palavras-chave:

TEA, Diagnóstico, DSM-5

Resumo

Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são, atualmente, definidos como um conjunto de condições que englobam o autismo, o autismo atípico e Síndrome de Asperger. Dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde, em 2016, apontam que uma a cada 160 crianças é afetada pelos TEA, cujas manifestações começam na infância e tendem a persistir ao longo da vida adulta, sem apresentar caráter degenerativo. O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico e as bases para seu estabelecimento encontram-se na versão mais recente do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, o DSM-5. O objetivo desta pesquisa é avaliar a competência diagnóstica de TEA pelos alunos do último ano de formação do curso de Medicina do UniFOA, por meio de um questionário elaborado a partir do DSM-5. Esta pesquisa justifica-se tanto do ponto de vista epidemiológico, associado à crescente prevalência global dos transtornos ao longo dos últimos anos, quanto pelo clínico, que reside na extrema relevância do diagnóstico precoce para evitar perdas sociais ou comunicativas pelo paciente. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal e observacional, autorizada pelo Comitê de Ética em Seres Humanos do UniFOA sob o CAAE 62492516.9.0000.5237. Conclui-se que, em geral, os alunos apresentam capacidade satisfatória de diagnosticar os TEA. Uma vez detectadas falhas ao longo da análise, identificou-se a necessidade de melhorias na formação médica da instituição voltadas aos TEA, objetivando excelência no processo ensino-aprendizagem.

Referências

-

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

Branca, N. R. P., Tinoco, C. F., Silva, C. D., & Pinheiro, R. B. (2023). Transtornos do Espectro Autista: variação diagnóstica pós DSM-5 . Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 5. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.341.5.2018

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)