O Processo de Diagnóstico e os Conhecimentos dos Médicos e Acadêmicos a Respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Autores

  • M. G. Fonseca Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • T. B. Ventura Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • R. C. Leon Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • D. Santana Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • G. M. Santos Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • B. C. Ruivo Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • R. B. Pinheiro Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.464.4.2017

Palavras-chave:

transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, diagnóstico, manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico com etiologia multifatorial como fatores genéticos e ambientais que interferem no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes. Acomete mais de 5% das crianças e adolescentes do mundo. Essa prevalência pode ser subestimada devido aos sub-diagnósticos e, para evitar isso, é indispensável um olhar crítico e minucioso do médico a fim de obter o diagnóstico precocemente. Além disso, detectar o transtorno no seu início é essencial para minimizar os prejuízos na vida pessoal, social e profissional do portador, melhorando sua qualidade de vida. O presente trabalho tem como objetivo analisar e avaliar o conhecimento dos participantes, alunos e profissionais médicos, a respeito do TDAH, assim como seus conhecimentos a respeito das bases diagnósticas contidas na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Justifica-se pela alta prevalência e importância do diagnóstico precoce, necessitando da ampliação dos conhecimentos a respeito de suas características, possíveis causas, diagnóstico, tratamento e comorbidades contribuindo para a formação da base científica do aluno do curso de Medicina. A pesquisa realizada foi classificada como descritiva, quantitativa, transversal e observacional, com abordagem direta sobre o objeto da pesquisa de campo. Isso foi possível a partir do registro e análise das relações entre as variáveis coletadas por meio da utilização de um questionário autoaplicavel. Posteriormente, foi realizada a tabulação e análise dos resultados através do software Excel 2010, onde foram produzidos dados de porcentagem e frequência de respostas para posterior interpretação. A maioria dos participantes apresenta conhecimento geral sobre o TDAH, fato importante já que a detecção de sua suspeita é realizada, comumente, na ausência de um especialista. O conhecimento específico fica restrito a uma menor parcela dos participantes, por vários fatores, que não são base de estudo deste trabalho, incluindo a infrequência do TDAH em consultórios pediátricos generalistas.  

Referências

-

Downloads

Publicado

24-05-2017

Como Citar

Fonseca, M. G., Ventura, T. B., Leon, R. C., Santana, D., Santos, G. M., Ruivo, B. C., & Pinheiro, R. B. (2017). O Processo de Diagnóstico e os Conhecimentos dos Médicos e Acadêmicos a Respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 4. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.464.4.2017

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>