Viabilidade do investimento e criação de usinas fotovoltaicas de microgeração de energia distribuída em um grupo empresarial de grande porte

Autores

Palavras-chave:

Ferramentas da qualidade, Painel fotovoltaico, Retorno do investimento, Energia solar, Análise financeira

Resumo

Atualmente, nota-se um aumento pelo interesse na utilização de fontes renováveis de geração de energia como método alternativo e sustentável, interesse este que motivou uma empresa de grande porte, na área de construção civil, localizada no Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro em investir em um projeto de criação de usinas fotovoltaicas com intuito de ser autossuficiente em energia elétrica. Com o amparo das informações colhidas por meio de um levantamento de campo e com posse de pesquisas bibliográficas em periódicos e artigos do tema, foi elaborado uma estratégia de redução de custos operacionais que envolve em sua grande maioria a implantação de ferramentas da qualidade para tornar os processos do projeto mais eficientes. Desta forma, esse estudo teve como foco na contribuição que as ferramentas da qualidade e análises financeiras podem somar, com objetivo de entender quais as etapas realizadas e qual as dificuldades encontradas nesse processo de implantação buscando apresentar soluções ou melhorias. Conforme as análises levantadas e relatórios gerados, observa-se dentro dos resultados da pesquisa, que o payback do projeto se estende por cerca de 26 meses para que o projeto tenha o retorno financeiro almejado, e fora visto também, que a taxa interna de retorno é de cerca de 17,41% mensais, comparando isso com inflação e o período e selic, vemos que qualquer cenário econômico o projeto se mostra bastante lucrativo, estas informações financeiras em conjunto com as ferramentas da qualidade trazem um norteamento e segurança na concepção de futuros projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICA DO SOL, 2022. Potencial solar no Brasil. Disponível em: https://americadosol.org/potencial-solar-no-brasil/. Acesso em: 18 julho 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA (ABSOLAR) – São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.absolar.org.br/noticia/energia-solar-dobra-no-pais-com-queda-do-preco-de-equipamentos/. Acesso em: 27 abril. 2022

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Plano Nacional de Energia 2050. Brasília: MME/EPE, 2020. 230 p. Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-227/topico-563/Relatorio%20Final%20do%20PNE%202050.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

PEREIRA, Enio Bueno; MARTINS, Fernando Ramos; GONÇALVES, André Rodrigues; COSTA, Rodrigo Santos; LIMA, Francisco J. Lopes de; RÜTHER, Ricardo; ABREU, Samuel Luna de; TIEPOLO, Gerson Máximo; PEREIRA, Silvia Vitorino; SOUZA, Jefferson Gonçalves de. Atlas brasileiro de energia solar. 2. ed. São José dos Campos: INPE, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.34024/978851700089. 80p.

PEREIRA, Reuler Cardoso. Políticas públicas para expansão da energia solar fotovoltaica: um estudo dos principais programas de incentivo da tecnologia no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Itumbiara, 2019.

REVISTA O SETOR ELÉTRICO. 2022: o melhor ano da energia solar no Brasil. Ano 17. Edição 185. São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.osetoreletrico.com.br/2022-o-melhor-ano-da-energia-solar-no-brasil/. Acesso em: 20 ago. 2022.

SILVA, Heitor Marques Francelino da; ARAÚJO, Francisco José Costa. Energia solar fotovoltaica no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 8. n. 03. p. 1-11. mar. 2022. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4654. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/4654/1751. Acesso em: 14 maio 2022.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Luciano Nogueira Fernandes, Henrique Nilton Fernandes de Araujo, Juliana da Silva Kreischer, & Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira. (2022). Viabilidade do investimento e criação de usinas fotovoltaicas de microgeração de energia distribuída em um grupo empresarial de grande porte. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/72

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)