Planejamento estratégico de marketing em uma escola de idiomas

Autores

Palavras-chave:

Plano de marketing, Análise de mercado, Modelo de ensino

Resumo

Com o passar dos anos, especialmente após a pandemia da COVID-19, os modelos de ensino tornaram-se cada vez mais diversificados. Em meio as mudanças, o mercado de escola de idiomas vêm se adaptando para atender as necessidades de seus alunos. O objetivo deste artigo foi de realizar uma análise de mercado, baseada no planejamento estratégico de marketing, para identificar se uma escola de idiomas teria viabilidade de retorno para a modalidade presencial além da e ampliação da modalidade remota. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, no qual os conceitos aplicados foram fundamentos em uma pesquisa bibliográfica e os dados foram extraídos de reuniões com a proprietária da escola. O trabalho baseou-se nas etapas do plano de marketing para análise de mercado e tomada de decisões quanto aos modelos de ensino mais favoráveis ao negócio. Este estudo de caso ainda não foi concluído, portanto o apresentado até o momento ainda é preliminar e s resultados indicaram que a implementação do ensino híbrido deve se passar primeiramente na obtenção e retenção de alunos no formato remoto, sendo assim, os tornando mais suscetíveis a adotarem o método presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, C., A tríade do tempo. 1. ed. São Paulo: Buzz Editora, 2018.

KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Principles of marketing. 14th ed. Prentice Hall. 2011.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Editora Pearson, 2018.

KUAZAQUI, E. Planejamento estratégico. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

SILVA, K. S. de S.; OLIVEIRA, T. S. de. Ensino de Inglês na rede pública brasileira: perspectiva histórico-curricular e implicações sociais. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-11, jan.-dez. 2022. e-ISSN: 2179-8435. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/40507. Acesso em: 27 maio 2023.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Vinícius Ferreira da Costa, Dener Silva de Oliveira, Jonatan Martins, Julia Oliveira e Silva, Lara Barbosa de Oliveira Prado, Sirlei Aparecida de Oliveira Bubnoff, & Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira. (2023). Planejamento estratégico de marketing em uma escola de idiomas. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1082

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)