Planejamento estratégico de marketing em uma escola de idiomas
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1082.2023Palavras-chave:
Plano de marketing, Análise de mercado, Modelo de ensinoResumo
Com o passar dos anos, especialmente após a pandemia da COVID-19, os modelos de ensino tornaram-se cada vez mais diversificados. Em meio as mudanças, o mercado de escola de idiomas vêm se adaptando para atender as necessidades de seus alunos. O objetivo deste artigo foi de realizar uma análise de mercado, baseada no planejamento estratégico de marketing, para identificar se uma escola de idiomas teria viabilidade de retorno para a modalidade presencial além da e ampliação da modalidade remota. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, no qual os conceitos aplicados foram fundamentos em uma pesquisa bibliográfica e os dados foram extraídos de reuniões com a proprietária da escola. O trabalho baseou-se nas etapas do plano de marketing para análise de mercado e tomada de decisões quanto aos modelos de ensino mais favoráveis ao negócio. Este estudo de caso ainda não foi concluído, portanto o apresentado até o momento ainda é preliminar e s resultados indicaram que a implementação do ensino híbrido deve se passar primeiramente na obtenção e retenção de alunos no formato remoto, sendo assim, os tornando mais suscetíveis a adotarem o método presencial.
Downloads
Referências
BARBOSA, C., A tríade do tempo. 1. ed. São Paulo: Buzz Editora, 2018.
KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Principles of marketing. 14th ed. Prentice Hall. 2011.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Editora Pearson, 2018.
KUAZAQUI, E. Planejamento estratégico. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
SILVA, K. S. de S.; OLIVEIRA, T. S. de. Ensino de Inglês na rede pública brasileira: perspectiva histórico-curricular e implicações sociais. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-11, jan.-dez. 2022. e-ISSN: 2179-8435. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/40507. Acesso em: 27 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.