Corrosão sob tensão em dutos flexíveis utilizados na exploração de petróleo e gás

Autores

Palavras-chave:

Corrosão sob tensão, Dutos flexíveis, Petróleo e gás

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi realizar uma pesquisa exploratória do tipo levantamento bibliográfico sobre falhas por corrosão sob tensão na armadura de tração de dutos flexíveis. Dos trabalhos que foram encontrados selecionou-se os que apresentavam uma investigação sobre as causas e fatores que levam à falha. Os resultados mostram que a corrosão sob tensão ocorre na presença de três fatores concomitantes, tensões mecânicas, meio corrosivo e material suscetível. As tensões mecânicas atuantes na corrosão sob tensão são tensões residuais inerentes ao processo de fabricação por conformação plástica das armaduras de tração. O meio corrosivo, por sua vez, estará presente quando ocorrer o alagamento do espaço anular, seja pela falha na capa externa, resultando na entrada de água do mar, ou por permeação de gases como dióxido de carbono, sulfeto de hidrogênio e vapor d’água pela barreira de pressão, dependendo das características do produto transportado. Por fim, em relação à susceptibilidade dos materiais, estudos mostram que as principais características que influenciam na ocorrência de corrosão sob tensão é a composição química e a microestrutura, sendo que resultados contraditórios deixam a discussão a respeito da influência da microestrutura inconclusivos. Não foram encontrados estudos que apresentassem formas de evitar pelo menos um dos fatores de maneira definitiva, eliminando a possibilidade de ocorrência de corrosão sob tensão, o que oportuniza e motiva a realização de estudos experimentais nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, D. C. Corrosão-Fadiga nas Armaduras de Tração de um Riser Flexível do Tipo Unboned. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Mecânica) - UNIS/MG. Varginha. 2018.

BENDIA, N. B. Avaliação de Danos em Linhas Flexíveis uma Visão Prática. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Naval e Oceânica) - UFRJ. Rio de Janeiro. 2019.

COELHO, P. P. D. S. Estudo da Susceptibilidade à Corrosão Sob Tensão em Atmosfera de H2S das Armaduras de Tração de Dutos Flexíveis. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e Tenologia de Materiais) - CEFET/RJ. Rio de Janeiro. 2013.

GONÇALVES, R. Metodologia de Análise de Vida em Fadiga da Armadura de Tração de Dutos Flexíveis Submetidos a Meios Agressivos, Um Estudo Comparativo. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais) - UFRGS. Porto Alegre. 2018.

LIU, Z. Hydrogen assisted cracking and CO2 corrosion behaviors of low-alloy steel with high strength used for armor layer of flexible pipe. ELSEVIER - Applied Surface Science, 25 Janeiro 2018.

NEGREIROS, L. A. S. D. Avaliação da Resistência à Fadiga e Corrosão-Fadiga da Armadura de Tração de um Riser Flexível Retirado de Operação. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - UFRGS. Porto Alegre. 2016.

NOGUEIRA, V. P. P. Análises Numéricas de Dutos Flexíveis Íntegros e Danificados Sob Pressão Externa. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Engenharia Oceânica) - UFRJ. Rio de Janeiro. 2008.

PETRONOTÍCIAS. Petrobras Sofre Novo Rompimento de Riser Flexível no FPSO Angra dos Reis, 2020. Disponível em: <https://petronoticias.com.br/petrobras-sofre-novo-rompimento-de-riser-flexivel-no-fpso-angra-dos-reis/>. Acesso em: 20 Agosto 2021.

SALAU, E. L. Análise da integridade em armaduras de tração de dutos flexíveis com o efeito de corrosão sob tensão em água do mar. Dissertação de Graduação - Departamento de Engenharia Mecânica - UFRGS. Porto Alegre. 2019.

SALGADO, A. L. D. P.; AZEVEDO, D. A. G. Corrosão nas estruturas metálicas de tubos flexíveis utilizados para exploração de petróleo offshore. Projeto Final Curso de Graduação - Depto. de Engenharia Química e de Petróleo - UFF. Niterói. 2016.

SANTOS, F. P. D. Avaliação dos Efeitos da Pressão Parcial de CO2 no Processo de Corrosão-Fadiga em Armaduras de Tração de Dutos Flexíveis. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, e Tecnologia de Materiais) - CEFET/RJ. Rio de Janeiro. 2011.

SILVA, P. V. G. D. Avaliação de HIC e SSC em aços de alta resistência mecânica usados em armadura de tração de dutos flexíveis em meios com baixa concentração de H2S. Dissertação de Graduação - Curso de Engenharia Metalúrgica - UFRJ. Rio de Janeiro. 2019.

TAGLIARI, M. D. R. Tensile Armor Wires Submitted to Slow Strain Rate Tests in a Corrosive Environment and Cathodic Protection: a Comparison Between Two Different Microstructures. Scielo Brasil, 10 Abril 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-5373-MR-2018-0465>. Acesso em: 27 Janeiro 2022.

VARGAS, F. A. Avaliação das tensões residuais em armaduras de tração de dutos flexíveis pelo método experimental da rede de Bragg. Dissertação de Mestrado - Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais - CEFET. Rio de Janeiro. 2014.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Gabriel Gomes Lemos, José Mauro Moraes Junior, Lucas Benini, & Janaína da Costa Pereira Torres de Oliveira. (2022). Corrosão sob tensão em dutos flexíveis utilizados na exploração de petróleo e gás. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–10. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/47

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)