Uso de métodos alternativos para alívio da dor no parto normal

Autores

Palavras-chave:

Dor no Parto, Terapias Complementares, Trabalho de Parto, Enfermagem Obstétrica

Resumo

O presente estudo advém de um Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivos conhecer os métodos não farmacológicos que têm por objetivo aliviar a dor do parto e estimular a contração uterina, conduzindo a parturiente para um parto natural e sem sofrimento. Devem ser aplicados com empatia e profissionalismo buscando sempre diminuir os riscos para a parturiente e neonato. A proposta deste estudo foi avaliar a efetividade dos métodos não farmacológicos no parto normal. Optou-se pela revisão bibliográfica do tipo Integrativa, foram utilizadas as bases de dados LILACS, SciELO, BDENF, BVS e GOOGLE ACADÊMICO, com os descritores: dor no parto AND Terapias Complementares, Trabalho de Parto AND Enfermagem Obstétrica. Como critérios de inclusão: artigos disponibilizados na integra, no idioma português, publicados no período de 2008 a 2018. Após análise e leitura dos resumos, foram selecionados 14 artigos para a pesquisa. Os resultados apontaram a eficácia dos métodos não farmacológicos diante do parto normal, aumentando a tolerância à dor, possibilitando benefícios para a maioria das parturientes. Esses métodos têm a finalidade de tornar o parto o mais natural possível, diminuindo as intervenções como as cesarianas e administração de fármaco. Evidenciou-se que os métodos não farmacológicos não são tão aplicados como deveriam ser durante o partejamento. Porém, quando utilizados trazem vários benefícios para as parturientes. São bem aceitos e de baixo custo, pois não envolve nenhuma tecnologia avançada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, J. M. DE; ACOSTA, L. G.; PINHAL, M. G. THE KNOWLEDGE OF PUERPERAE ABOUT NON-PHARMACOLOGICAL METHODS FOR PAIN RELIEF DURING CHILDBIRTH. REME: Revista Mineira de Enfermagem, v. 19, n. 3, 2015.

DIAS, E. G. et al. EFICIÊNCIA DE MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA ALÍVIO DA DOR NO TRABALHO DE PARTO NORMAL. Enfermagem em Foco, v. 9, n. 2, 31 out. 2018.

LEHUGEUR, D.; STRAPASSON, M. R.; FRONZA, E. Manejo não farmacológico de alívio da dor em partos assistidos por enfermeira obstétrica. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 11, n. 12, p. 4929, 4 dez. 2017.

MEDEIROS, J.; CHAVES, A. E. P.; DE MEDEIROS, S. M. MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS NO ALÍVIO DA DOR DE PARTO: PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS. v. 16, n. 2, p. 8, 2015

NASCIMENTO, F. C.; SILVA, M. P.; VIANA, M. R. P. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO HUMANIZADO. Revista Prevenção de Infecção e Saúde, v. 4, 15 abr. 2018

Ministério da Saúde (MS). Diretrizes nacionais ara assistência ao parto normal (BUXTON, 1973; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. 1996). Out-Dez; 19(4): 774-82.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Regiane Maria dos Santos Fonte, Odete Alves Palmeira, Renata Martins da Silva Pereira, & Geovanna Carreiro Jeremias. (2022). Uso de métodos alternativos para alívio da dor no parto normal. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/113

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)