Humanidades Médicas
Jingle de acolhimento para calouros do Curso de Medicina do UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.496.3.2016Palavras-chave:
tics, medicina, jingle, humanidades médicasResumo
Por meio do Eixo Medicina e Humanidades, eixo que atravessa os oito primeiros módulos da graduação em medicina, com o apoio do Projeto TICs Medicina, surge ação interdisciplinar entre os cursos de Publicidade e Propaganda e Medicina do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda). A referida ação visa atender as DCNs 2014 (Diretrizes Nacionais Curriculares) que preconizam disseminar o conhecimento e a prática das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os acadêmicos do curso de publicidade receberam como incumbência a criação de Jingle, peça radiofônica, caracterizados como músicas compostas para a função de definir uma mensagem de acolhimento e afetividade. Para alcançar a proposta dever-se-ia compreender o funcionamento do curso de medicina que utiliza o sistema modular de ensino. Assim, buscou-se conhecer o público alvo, os calouros, o que trouxe um novo entendimento. Necessário, também, se fez conhecer os conceitos de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs) e isso na perspectiva das Ciências da Saúde. De tal construção nasceu a peça intitulada como Jingle “Vem pra Ser Acolhido” e que apresenta a seguinte letra: “Vem pra ser acolhido nesse grande abraço//Medicina do UniFOA, conquistando seu espaço (2x)// Vem conhecer, vem estudar com a gente// Com o sistema modular fica tudo diferente// Os temas são muito bem desenvolvidos// Pra você compreender// E não ficar nada a ser dito// Vem pra fazer projetos de extensão// Pra sair da teoria e ter mais dinamização// Vem com a gente, que a gente segue junto// Remediando todo o mal// Sem fugir nunca do assunto// Vem pra ser acolhido nesse grande abraço// Medicina do UniFOA, conquistando seu espaço (2x)”. Os discentes dos cursos de comunicação tiveram a oportunidade de experimentar a execução do projeto e de se depararem com vivências reais como a gravação em estúdio. A equipe de criação e produção, encontrou a melhor maneira de atribuir diferencias associando a afetividade e a qualidade do curso, o que motivou os estudantes a compreenderem o processo que uma equipe publicitária experimenta de fato. A produção do jingle trouxe aprendizados como alicerce para muitas outras produções. A possibilidade de expor e compartilhar tal experiência, construindo resumo que notifica parcerias, define-se como desafiador. O resultado final mostrou-se positivo uma vez que os acadêmicos do curso de publicidade vivenciaram a experiência de atender, no cenário acadêmico, cliente real, além de realizar todos os passos para o desenvolvimento e produção de um jingle, levando para o seu portfólio uma peça verdadeira e ainda, os calouros de medicina, sentiram-se, de fato, acolhidos de forma criativa e afetuosa.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Congresso Médico Acadêmico UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.