Podcast Desapegar-se

relato de experiência

Autores

  • J. S. B. Moura Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • B. P. Cardoso Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • D. P. Hotz Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • N. A. Pinheiro Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • R. Rezende Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • T. F. Cardoso Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • R. E. T. Coutinho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • J. R. B. Arantes Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.376.5.2018

Palavras-chave:

Desapegar-se, Morte, Podcast, TICs

Resumo

O presente trabalho denominado Podcast Desapegar-se, Inspirado no Capítulo IV do Livro “Mortais: nós, a medicina e o que realmente importa no final”, de Atul Gawande mostrou como falar e lidar com a perda do ente querido é perturbador para os familiares e profissionais. Para os médicos é difícil aceitar que devem se desapegar de seus pacientes visto que somos sempre cobrados a proporcionar vida.  A ideia de curar que a medicina infiltrou na mente das pessoas nos deixa muitas vezes constrangidos de conversar sobre o momento de findar as tentativas terapêuticas.   O objetivo do trabalho foi apresentar e formar reflexões sobre o tema desapegar-se entre os alunos de Medicina, através da formação de um instrumento de Educação em Saúde, utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). O Podcast foi sugerido e escolhido, por ser um arquivo de áudio digital que atinge um grande número de pessoas incluindo o docente e o discente. Para a realização do trabalho, inicialmente ocorreram reuniões com os orientadores do projeto, professor Jose Roberto Barroso Arantes e Rhanica Evelise Toledo Coutinho, para definição do tema abordado e do produto a ser desenvolvido. Em seguida, foram elaboradas as pautas em conjunto com os membros do trabalho e a equipe de TICs. Posteriormente convidamos a professora Sônia Cardoso Moreira psicóloga especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde e Supervisora do Eixo Medicina e Humanidades do curso de Medicina do UniFOA. O Podcast foi dividido em duas etapas, uma abordando a visão do profissional e a outra sobre a visão do acadêmico do Módulo VIII. Foram gravados na Rádio UniFOA, com auxílio de estagiários do curso de Jornalismo do UniFoa os quais foram responsáveis pela edição do áudio digital. O produto final teve duração de aproximadamente 19 minutos, sendo apresentado em sala de aula para os alunos do Módulo VIII do curso de Medicina do UniFOA e ao professor da disciplina Programa de Saúde e Sociedade. Diante da pesquisa realizada e dos conhecimentos sobre o Desapegar-se, a produção do Podcast mostrou-se necessária e útil para a reflexões do conteúdo abordado entre os estudantes de medicina. Acostumar o acadêmico com um fato que será comum em sua rotina auxilia a formação médica e, consequentemente, melhora a superação desse tema tão desafiador e evitado. O presente trabalho encontra- se completo (finalizado).

Referências

-

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

Moura, J. S. B., Cardoso, B. P., Hotz, D. P., Pinheiro, N. A., Rezende, R., Cardoso, T. F., Coutinho, R. E. T., & Arantes, J. R. B. (2023). Podcast Desapegar-se: relato de experiência. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 5. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.376.5.2018

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>