A socialização na educação física escolar
um debate ausente
DOI:
https://doi.org/10.47385/cedvr.2201.6.2025Palavras-chave:
ensino fundamental anos iniciais, formação docente, vivências corporais, habilidades sociaisResumo
O projeto analisa como a Educação Física (EF) Escolar no Ensino Fundamental Anos iniciais contribui para o desenvolvimento da socialização dos alunos e docentes. Sendo introduzido pelo contexto histórico da Educação Física e o Movimento Renovador da EF, período que trouxe diversar contribuições de pesquisadores da área. Onde o objetivo desta pesquisa é analisar, através uma revisão narrativa, as contribuições da EF escolar para desenvolvimento da socialização, focando em sua capacidade pedagógica para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a metodologia, foi utilizada uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, com busca em base como SCIELO, apartir dos anais COMBRACE nas edições de 2023 e 2021 e também pelo Congresso Sudeste de Ciências do Esporte na edição de 2022. Os descritores utilizados foram “educação física escolar”, “socialização” e “ensino fundamental ”. Os resultados obtidos por meio da leitura dos trabalhos, incluem, foque na formação de professores e a socialização como potencialização do pertencimento a carreira, a falta de investigação sobre a socialização no campo científico da EF e também que nossas fontes de estudos optaram por utilizar métodos qualitativos. A discussão foi realizada com base em três (3) pesquisas que destacam as vivências corporais para promover habilidades sociais durante as aulas. Concluímos nosso estudo por uma síntese do que foi apresentado e sinalizando para futuras pesquisas, realizarem um trabalho no ambiente escolar.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018
CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a educação física na escola e a educação física da escola. 3. ed. Campinas, Sp: Autores Associados, 2007. 190 p.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
GARIGLIO, José Angelo; MENDES, Gabriel Ferreira. Histórias de vida de professores de educação física e a iniciação à docência: (des)continuidades no processo desocialização profissional. In: 23. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIêNCIAS DO ESPORTE 10. CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIêNCIAS DO ESPORTE, 23., 2023, Fortaleza - Ceará. COMBRANCE E CONICE. Fortaleza: Cbcn, 2023. p. 3086-3092. Disponível em: https://cbce.org.br/evento/conbrace23/anais Acesso em: 15 jul. 2025.
OLIVEIRA, Thiago Andrade de et al. Residência pedagógica: Um relato sobre o processo de socialização no ensino fundamental menor. In: 23. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIêNCIAS DO ESPORTE 10. CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIêNCIAS DO ESPORTE, 23., 2023, Fortaleza - Ceará. COMBRANCE E CONICE. Fortaleza: Cbcn, 2023. p. 3497-3499. Disponível em: https://cbce.org.br/evento/conbrace23/anais. Acesso em: 15 jul. 2025.
PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues. Socialização Profissional do Professor Iniciante de Educação Física: sentidos e aprendizagens constituídos na relação com os estudantes. Educar em Revista, Curitiba, v. 41, e91883, 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91883 DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.91883
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Congresso de Educação Física de Volta Redonda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.