A socialização na educação física escolar

um debate ausente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cedvr.2201.6.2025

Palavras-chave:

ensino fundamental anos iniciais, formação docente, vivências corporais, habilidades sociais

Resumo

O projeto analisa como a Educação Física (EF) Escolar no Ensino Fundamental Anos iniciais contribui para o desenvolvimento da socialização dos alunos e docentes. Sendo introduzido pelo contexto histórico da Educação Física e o Movimento Renovador da EF, período que trouxe diversar contribuições de pesquisadores da área. Onde o objetivo desta pesquisa é analisar, através uma revisão narrativa, as contribuições da EF escolar para desenvolvimento da socialização, focando em sua capacidade pedagógica para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a metodologia, foi utilizada uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, com busca em base como SCIELO, apartir dos anais COMBRACE nas edições de 2023 e 2021 e também pelo Congresso Sudeste de Ciências do Esporte na edição de 2022. Os descritores utilizados foram “educação física escolar”, “socialização” e “ensino fundamental ”. Os resultados obtidos por meio da leitura dos trabalhos, incluem, foque na formação de professores e a socialização como potencialização do pertencimento a carreira, a falta de investigação sobre a socialização no campo científico da EF e também que nossas fontes de estudos optaram por utilizar métodos qualitativos. A discussão foi realizada com base em três (3) pesquisas que destacam as vivências corporais para promover habilidades sociais durante as aulas. Concluímos nosso estudo por uma síntese do que foi apresentado e sinalizando para futuras pesquisas, realizarem um trabalho no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Rafaela Mendes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licencianda em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

Marciel Barcelos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Fisica pela Universidade Federal do Espírito Santo, Docente do Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

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Publicado

01.09.2025

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