Avaliação das habilidades motoras de crianças de 0 a 3 anos do município de Quatis/RJ

Autores

  • Andressa de Oliveira Barbosa
  • Verônica Aparecida de Almeida Silva Perroud
  • Sairita Griego Souza
  • Cláudio Delunardo Severino

Resumo

Educação Física atua na estimulação do movimento proporcionando uma variedade de situações motoras para que padrões maduros sejam alcançados. Para Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), tal variedade pode ser entendida como pré-requisito para a inserção de habilidades motoras especializadas. O objetivo da presente pesquisa é desenvolver um estudo que determine as características motoras fundamentais de crianças de 0 a 3 anos do município de Quatis - RJ. A pesquisa teve como referência uma amostra de 131 crianças com idade entre 0 e 3 anos, todas matriculadas regularmente na rede pública de ensino do município de Quatis, estado do Rio de Janeiro. Uma adaptação do teste Peabody Development Motor Scale-2 (PDMS-2) de acordo com o contexto da pesquisa foi utilizada para a avaliação e contemplaram-se os seguintes subtestes: habilidade motora estacionária, habilidade motora de locomoção, manipulação de objetos e reflexo (aplicado até 11 meses). Após a coleta de dados, a pontuação obtida nos subtestes gerou o Quociente Motor Grosso, que apresenta média 100 e desvio-padrão (DP) 15. A análise de variância foi utilizada com o intuito de comparar os resultados indicados por cada grupo etário. Como principais resultados, percebe-se que os índices encontrados na pesquisa apontam a necessidade de um aprofundamento acerca dos trabalhos que objetivem o desenvolvimento das habilidades motoras dos Grupos Etários I e II, que representam as turmas de Berçário e Maternal I, principalmente este último, tendo em vista que os resultados associados aos outros grupos foram considerados satisfatórios. Conclue-se que, como características motoras fundamentais das crianças entre 0 e 3 anos do
município de Quatis – RJ, os resultados obtidos nos subtestes apontam índices considerados adequados em relação ao reflexo e manipulação de objetos, razoáveis quando associados à habilidade motora de locomoção e fracos acerca da habilidade motora estacionária.

Referências

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Publicado

22.12.2023

Edição

Seção

Educação Física e Políticas Públicas