Estudo da correlação entre massa corporal e agilidade em estudantes de 12 a 15 anos do sexo masculino

Autores

  • Carlos Marcelo de Oliveira Klein
  • José Cristiano Paes Leme da Silva
  • Yasmin dos Santos Pereira
  • Luciana Santini
  • Jéssica Ferreira Bello
  • Filipe Pires Gonçalves

Resumo

A aptidão motora é considerada de suma importância para a Educação Física e demais áreas da saúde, onde todo movimento é governado pelas leis da mecânica fundamental, sendo influenciada pela velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e força. Dentre estas destacamos a agilidade, a qual é citada na literatura como imprescindível para a performance em diversos esportes(SILVA e GAYA, 2011). O objetivo deste estudo foi determinar se há correlação entre a agilidade (AG) e o peso corporal (PC) em jovens do sexo masculino, com idade entre 12 e 15 anos, estudantes do ensino fundamental de uma escola pública de Resende-RJ. A amostra se constituiu de 46 meninos, faixa etária média de 13,62 ± 0,99 anos, peso corporal de 53,36 ± 15,20 kg e média de altura de 160,96 ± 8,55 cm. Para se avaliar a AG foi realizado o Teste Shutle Run (JONHSON e NELSON, 1997) e a fim de se determinar se existe correlação entre as variáveis PC e AG foi utilizado o Coeficiente de Correlação de Pearson através do SPSS for Windows 17.0. Os jovens apresentaram valor médio de 11,16 ± 0,77 seg. para a AG. O tratamento estatístico demonstrou associação positiva entre as variáveis (r = 0,363) para p≤ 0,05, indicando que os jovens com maior massa corporal levavam um tempo maior para realizar o teste. Podemos concluir que o resultado corrobora com o pressuposto na Lei da Aceleração (PEREIRA e MONTEIRO, 2011), a qual estabelece que, quanto mais pesado um objeto maior a força necessária para acelerar tal objeto, ou seja, como a habilidade de movimentar-se é influenciada pelo nível de aptidão física e de exigências mecânicas, assim os jovens desta amostra com menor massa corporal realizaram o teste em tempo também menor.

Referências

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Publicado

22.12.2023

Edição

Seção

Educação Física e Políticas Públicas

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