A importância da Monitoria na Formação Acadêmica do Monitor
Um Relato de Experiência na Monitoria de Ginástica Geral
Palavras-chave:
Monitoria, Ginástica Geral, Experiência, Educação FísicaResumo
O presente artigo pretende relatar a experiência na monitoria da disciplina Ginástica Geral (GG), vinculada no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) no curso de Educação Física, nos anos de 2015 a 2017. A monitoria serve de grande importância para a formação acadêmica do monitor. Visto que, na experimentação e a aproximação da grade curricular em seus diferentes aspectos, indicando as vantagens e desvantagens que ocorrem durante a prática da profissão de professor universitário. Foi realizada uma revisão bibliográfica descritiva, em artigos científicos disponíveis no Google Acadêmico e SciELO e observado a experiência durante a prática de monitoria durante os anos, servindo como parâmetro para a descrição do relato. Segundo Dantas (2014) a monitoria tem sua origem ligada ao sistema educacional, como demostra sua trajetória histórica. Em consequência disso, a monitoria tem ganhado um espaço no contexto das instituições superiores, e no caso o número na concorrência para o processo seletivo nas disciplinas nos últimos anos tem aumentado, como ocorre na (GG). Percebeu-se que, a busca dos discentes para auxílio do monitor ocorrem nas vésperas das avaliações, pois na maioria das vezes eles não conseguem chegar cedo e/ou irem ao horário da monitoria, devido a dupla função de trabalhar e estudar. Vale ressaltar também a relação e o convívio interpessoal dentre aluno monitor, discentes e professor orientador, quebrando essa divisão. Contudo, é fundamental na busca de novos conhecimentos, através de estudos, pesquisas, e cursos referente a disciplina. Além disso, o aluno monitor precisa se aprofundar, pois, ele será visto pelos seus alunos monitorados com uma postura diferenciada, através da importância que a monitoria se torna. Pode-se mencionar dentre tantas, por exemplo, as Redes Sociais, se torna um recurso para a aproximação dos discentes, através de “Grupos no WhatsApp”, para auxílio e dúvidas pertinente, recursos que passou a ser uma ferramenta metodológica facilitadora do aluno monitor. Acreditamos que essa experiência na monitoria foi de suma importância, pois, me possibilitou um crescimento pessoal e profissional como acadêmico de Educação Física, além de me permitir uma vivência das atividades docências, contribuindo dessa forma para uma futura prática docente.
Referências
-
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Congresso de Educação Física de Volta Redonda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.