Conflitos socioambientais gerados pela criação do Parque Estadual da Serra do Mar no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1673

Palavras-chave:

Quilombo da Fazenda, Parque Estadual da Serra do Mar, Racismo ambiental, Conflitos socioambientais, Unidades de Conservação

Resumo

O Quilombo da Fazenda, no Sertão da Praia da Fazenda, litoral norte de Ubatuba, São Paulo, é um território pendente de titulação, ocupado desde o fim do século XIX, que se sobrepõe ao Parque Estadual da Serra do Mar, criado em 1977 pelo Decreto 10.251/1977 e categorizado como Unidade de Conservação de Proteção Integral. Determinamos como objetivo analisar o processo de criação desse Parque, que desconsiderou a permanência dos quilombolas, além dos impactos na reprodução do cotidiano dessa comunidade. Para isso, pretendemos compreender os conflitos socioambientais iniciados a partir do estabelecimento do Parque e da imposição da Lei 9.985/2000, processos que forçaram a comunidade a adaptar suas tradições. Essa pesquisa se apoia na metodologia qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, legislativa e de campo. Como resultados parciais, observamos o manifesto racismo ambiental intrínseco à expropriação do território quilombola, considerando que os grupos em maior posição de vulnerabilidade sofrem as maiores pressões ambientais e que, quando dentro de reservas ambientais, perdem a autonomia de administração do espaço e têm suas práticas tradicionais limitadas.

Biografia do Autor

Gustavo Jorge Silva Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Integrante do Laboratório de Justiça, Ambiente, Cidades e Animais (LAJACA - UFF) e do Laboratório de Justiça Ambiental (LAJA-UFF). Email: oliveiragustavoj@gmail.com.

     

Maria Paula Resende Gallucci Rodriguez, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Direito pela Universidade Federal Fluminense, Pólo Universitário de Volta Redonda. Presidente da Liga Acadêmica de Direito (LADI - UFF/VR). Monitora das disciplinas de Metodologia de Pesquisa e TCC I (UFF/VR). Membro do Laboratório de Justiça, Ambiente, Cidades e Animais (LAJACA - UFF) e do Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito (GEMADI - UFF/VR). E-mail: paula_maria@id.uff.br.

 

Daniel Teixeira dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Professor substituto do departamento de Geografia e Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Email: danielteixeiranf@gmail.com.  

   

Córa Hisae Monteiro da Silva Hagino, Universidade Federal Fluminense

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, RJ (ICHS-UFF). Doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Email: corahisae@hotmail.com.

 

Referências

BEZERRA-PEREZ, Carolina dos Santos. Entre a Serra e o Mar: memória, cultura, tradição e ancestralidade no ensinar-aprender entre as gerações do Quilombo da Fazenda, Ubatuba, S.P. 2014. 415 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SANTOS, Angelo Luíz Pacheco dos. Mudanças no Modo de Vida de uma Comunidade Tradicional no Contexto da Implantação de uma Reserva de Proteção Integral: o caso do Quilombo da Fazenda, em Ubatuba – São Paulo. 2013. 44 f. Monografia (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Silva Oliveira, G. J., Resende Gallucci Rodriguez, M. P., Teixeira dos Santos, D., & Hisae Monteiro da Silva Hagino, C. (2024). Conflitos socioambientais gerados pela criação do Parque Estadual da Serra do Mar no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba/SP. Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1673

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)