Conflitos socioambientais gerados pela criação do Parque Estadual da Serra do Mar no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba/SP
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1673Palavras-chave:
Quilombo da Fazenda, Parque Estadual da Serra do Mar, Racismo ambiental, Conflitos socioambientais, Unidades de ConservaçãoResumo
O Quilombo da Fazenda, no Sertão da Praia da Fazenda, litoral norte de Ubatuba, São Paulo, é um território pendente de titulação, ocupado desde o fim do século XIX, que se sobrepõe ao Parque Estadual da Serra do Mar, criado em 1977 pelo Decreto 10.251/1977 e categorizado como Unidade de Conservação de Proteção Integral. Determinamos como objetivo analisar o processo de criação desse Parque, que desconsiderou a permanência dos quilombolas, além dos impactos na reprodução do cotidiano dessa comunidade. Para isso, pretendemos compreender os conflitos socioambientais iniciados a partir do estabelecimento do Parque e da imposição da Lei 9.985/2000, processos que forçaram a comunidade a adaptar suas tradições. Essa pesquisa se apoia na metodologia qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, legislativa e de campo. Como resultados parciais, observamos o manifesto racismo ambiental intrínseco à expropriação do território quilombola, considerando que os grupos em maior posição de vulnerabilidade sofrem as maiores pressões ambientais e que, quando dentro de reservas ambientais, perdem a autonomia de administração do espaço e têm suas práticas tradicionais limitadas.
Referências
BEZERRA-PEREZ, Carolina dos Santos. Entre a Serra e o Mar: memória, cultura, tradição e ancestralidade no ensinar-aprender entre as gerações do Quilombo da Fazenda, Ubatuba, S.P. 2014. 415 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SANTOS, Angelo Luíz Pacheco dos. Mudanças no Modo de Vida de uma Comunidade Tradicional no Contexto da Implantação de uma Reserva de Proteção Integral: o caso do Quilombo da Fazenda, em Ubatuba – São Paulo. 2013. 44 f. Monografia (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.