Direitos em ruído

o código ambiental de Volta Redonda e a livre expressão religiosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1687

Palavras-chave:

Racismo estrutural e religioso, Controle de ruídos, Povos de terreiro, Direito urbanístico

Resumo

O racismo estrutural é uma modalidade sistemática de estigmatização cuja base fundamental é a raça. No contexto das práticas religiosas afro-brasileiras em Volta Redonda, essa espécie de discriminação se revela nos empasses enfrentados para a manutenção de suas atividades ritualísticas, evidenciados pela política de controle de ruídos imposta pelo Código Municipal do Meio Ambiente. Esta política obriga a redução do som dos atabaques ecoados nos Terreiros do município. Neste sentido, o estudo possui como tema a análise sociojurídica do atual processo de organização urbanística em Volta Redonda, especialmente em relação à emissão de ruídos em templos de matriz afro-brasileira. Tem-se como objetivo geral analisar e compreender os conflitos gerados pela aplicação da legislação municipal de organização urbana e o impacto dessas leis nas práticas religiosas de matriz afro-brasileira. Os objetivos específicos são: (i) analisar a legislação que versa sobre ruídos sonoros urbanos e suas implicações para templos religiosos; e (ii) explorar casos em que há maior flexibilização na aplicação dessas leis. Para isso, será utilizado o método de pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

Lara Julia Feltrin de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Bolsista de extensão da UFF.

Jeferson de Medeiros Botelho, Universidade Federal Fluminense

Estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). Universidade Federal Fluminense.

Córa Hisae Monteiro da Silva Hagino, Universidade Federal Fluminense

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, RJ (ICHS-UFF). Doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal.

Referências

CARVALHO GUIMARÃES, Andréa Letícia. Os Direitos dos Povos de Terreiro na Encruzilhada: o uso do atabaque e o meio ambiente. Revista Calundu, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 7, 2019. DOI: 10.26512/revistacalundu.v3i2.28958. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/revistacalundu/article/view/28958>. Acesso em: 5 ago. 2024.

VOLTA REDONDA. Lei Municipal nº 4.438, de 16 de julho de 2008. Cria o Código Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda. Volta Redonda: Câmara Municipal, [2008]. Disponível em: <https://sapl.voltaredonda.rj.leg.br/norma/2941#:~:text=CRIA%20O%20C%C3%93DIGO%20MUNICIPAL%20DE,de%2013%2F09%2F2017>. Acesso em: 5 ago. 2024.

VOLTA REDONDA. Lei Municipal nº 2.149, de 29 de setembro de 1986. Estabelece Condições Básicas de Proteção da Coletividade contra a Poluição Sonora. Volta Redonda: Câmara Municipal, [1986]. Disponível em: <https://sapl.voltaredonda.rj.leg.br/norma/2884>. Acesso em: 5 ago. 2024.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.

MADEIRA FILHO, Wilson; PORTO, Claudio. “OXÊ: o senso de justiça em Xangô nos caminhos das comunidades tradicionais de terreiro”. In: PEDRINHA, Roberta; MADEIRA FILHO, Wilson. Cadernos Anti-Cárcere. Rio de Janeiro, Autografia, 2024, p. 533-559.

MENEZES, Allan Sinclair Haynes de; LOBÃO, Ronaldo. “Espaço e lugar nos conflitos socioambientais intratáveis: reflexões sobre o direito de permanência”. In: MIRANDA, Napoleão; MADEIRA FILHO, Wilson (orgs). Desenvolvimento insustentável: conflitos socioambientais e capitalismo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Autografia, 2020, p. 99-116.

ARAUJO, Mauricio de Azevedo. Do combate ao racismo à afirmação da alteridade negra: as religiões de matriz africana e a luta por reconhecimento jurídico - repensando a tolerância e a liberdade religiosa em uma sociedade multicultural. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

SIMÕES, Lucas. Batuque na cozinha, sinhá não quer. 2017. Disponível em: <http://www.obeltrano.com.br/portfolio/batuque-na-cozinha-sinha-nao-quer/>. Acesso em: 5 ago. 2024.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Feltrin de Almeida, L. J., de Medeiros Botelho, J., & Hisae Monteiro da Silva Hagino, C. (2024). Direitos em ruído: o código ambiental de Volta Redonda e a livre expressão religiosa. Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1687

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)