O direito à moradia no Brasil e o Plano Nacional de Habitação 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1690

Palavras-chave:

plano nacional de habitação, défict habitacional, especulação imobiliária

Resumo

O Plano Nacional de Habitação resume as estratégias do governo para o chamado déficit habitacional. A justificativa dessa pesquisa decorre uma carência apontada pelo PLANAHAB 2023 de um sistema de informações adequado para monitorar, avaliar e planejar a política habitacional do país. O objetivo do estudo é analisar o documento PlanHab 2023 e em conjunto com o referencial teórico traçar um panorama da situação habitacional no país. Em termos metodológicos, emprega-se a abordagem dialética e a pesquisa classifica-se como básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica. A falta de acesso à moradia digna é uma questão mundial que atinge principalmente os países do Sul Global. No PlanHab 2023, o papel estratégico do setor habitacional e da construção civil como vetores de inclusão social e desenvolvimento econômico do país é ressaltado, assim como o acesso à moradia digna estando diretamente relacionada às estratégias de estímulo à cadeia produtiva da construção civil. A saída sugerida ao problema, parte da subsunção de uma necessidade material, do morar, do direito à cidade e à moradia digna, aos mesmos interesses econômicos que geraram a espoliação em questão.

Biografia do Autor

Cora Hisae Monteiro da Silva Hagino, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, RJ (ICHS-UFF). Doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal.

Luciana Pereira da Silva, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF), Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fabrício Chrisóstimo Pinto, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduando em Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF)

Luiza Alves Chaves, Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda

Professora Adjunta de Direito da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD-UFF), com período de doutorado na Universidade do Minho, em Portugal.

Referências

Harvey, 2012

Lefebvre, 2010

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Hisae Monteiro da Silva Hagino, C., Pereira da Silva, L., Chrisóstimo Pinto, F., & Alves Chaves, L. (2024). O direito à moradia no Brasil e o Plano Nacional de Habitação 2023 . Simpósio De Pesquisa Em Direito. https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1690

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)