O fenômeno bullying escolar na sociedade 5.0 e suas consequências imunobiológicas

Autores

Palavras-chave:

Cyberbullying, Sistema imunobiológico, Ensino

Resumo

Este estudo busca aprofundar as análises sobre algumas consequências do bullying tradicional e sua versão da era digital, o cyberbullying, considerando sua evolução na era da sociedade 5.0, na qual a tecnologia vem assumindo um papel preponderante. O presente trabalho visa a destacar as implicações imunobiológicas que afetam as vítimas do bullying, principalmente no meio educacional. A metodologia empregada baseia-se em revisões bibliográficas, com o objetivo central de permitir uma visão ampla e abrangente sobre o tema tão pouco estudado, bem como fomentar uma conscientização humanística entre os leitores e inspirar novas pesquisas dentro das Ciências Biológicas e o fenômeno bullying. Apresenta-se que as implicações biológicas do bullying, ligadas à resposta de "luta ou fuga" em situações de estresse físico e psicológico, podem levar a uma produção excessiva de cortisol. Isso, por sua vez, inibe o sistema imunológico e aumenta a vulnerabilidade das vítimas do bullying a doenças.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Jean Felipe Bortot da Rosa, José Flávio Cândido Júnior, Alini Oldoni Scariot, Marcelo Batista Fornari, Fernando Ferro Pinto, Erenilda Carvalho, & Kenndroa Volnes de Araujo. (2023). O fenômeno bullying escolar na sociedade 5.0 e suas consequências imunobiológicas. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/979

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