Correspondências entre a Base Nacional Comum Curricular e os princípios da Sociedade 5.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.976.2023

Palavras-chave:

Aprendizagens, Tecnologia, Evolução

Resumo

Nesta pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de uma revisão documental e bibliográfica, exploramos como alguns princípios da Base Nacional Comum Curricular se relacionam com os pressupostos abordados pelo conceito da Sociedade 5.0. e impactam no cenário educacional e social. A Base Nacional Comum Curricular define as aprendizagens essenciais que os estudantes devem adquirir ao longo da jornada educacional. Por outro lado, a Sociedade 5.0 é uma visão de futuro que se concentra na integração da tecnologia de forma harmoniosa com a sociedade, ela representa a quinta fase da evolução da sociedade e busca aliar o bom uso das tecnologias para promover a sustentabilidade e a conexão entre as pessoas. Concluímos que as ligações entre a base Nacional Comum Curricular e a Sociedade 5.0 são significativas, enquanto a primeira apresenta os pressupostos para a formação de pessoas competentes em um mundo em constante evolução, a segunda representa o ambiente em que essas pessoas viverão e aplicarão estas competências.

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Referências

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Alini Oldoni Scariot, Marcelo Batista Fornari, Fernanda Aparecida Meglhioratti, Jean Felipe Bortot da Rosa, Fernando Ferro Pinto, & Erenilda Carvalho. (2023). Correspondências entre a Base Nacional Comum Curricular e os princípios da Sociedade 5.0. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.976.2023

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