Formação continuada de professores em tecnologias digitais da informação e da comunicação

uma análise dos formatos, ferramentas digitais e das estratégias utilizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.977.2023

Palavras-chave:

Educação básica, Profissional docente, Formação continuada, TDIC

Resumo

O presente trabalho reflete uma pesquisa de revisão, com abordagem prioritariamente qualitativa, com o objetivo de analisar ações de formação continuada (FC) para docentes dos níveis fundamental e médio, da educação básica, que promovam o uso pedagógico das tecnologias digitais da Informação e comunicação (TDIC). A pesquisa foi realizada a partir de artigos disponíveis na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), publicados entre janeiro de 2020 e julho de 2023, pelo uso dos seguintes descritores: formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais. Um total de 96 artigos foram localizados, dos quais 10 foram selecionados e analisados, sendo os demais descartados devido à incompatibilidade de conteúdo em relação ao objetivo desta pesquisa. Os resultados revelaram que houve prevalência por formações continuadas no formato on-line, ofertadas, em sua maioria, a partir do final do período da Pandemia de Covid-19. Quanto às TDIC empregadas, houve ampla diversidade de ferramentas digitais utilizadas, com  maior frequência pelo Toondoo e do Kahoot. No que se refere as estratégias, prevaleceram a criação de histórias em quadrinhos e de jogos digitais. Os participantes demonstraram interesse pelo assunto, muito embora, admitam que careçam de melhor infraestrutura e maiores oportunidades de aperfeiçoamento profissional para o uso, compreensão e aplicabilidade adequada das TDIC, em especial, diante das necessidades que provém com a Sociedade 5.0.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CARVALHO, M. C. P. de; SOUSA, A. de J.; FRAIHA-MARTINS, F. Realidade Aumentada como ferramenta tecnológica na Formação de professores de Ciências. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e197122, 2022. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1971 Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1971/868. Acesso: 18 ago. 2023.

CHIMENTÃO, L. K. O significado da formação docente continuada. In: Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 4., 2009, Londrina. . Anais Eletrônicos […] Londrina: 2009, jul. p. 1-4.

COELHO, P. M.F.; COSTA, M. R. M.; MOTTA, E. L. O. Formação de professores e integração pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): da usabilidade técnica ao letramento digital. Eccos -Revista Científica, São Paulo, n. 58, p. 1-20,e11014, jul./set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.11014.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ptp/a/HMpC4d5cbXsdt6RqbrmZk3J/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 19 ago. De 2023.

LARA, A. M.de B.; MOLINA, A. A. Pesquisa qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. In: Cézar de Alencar Arnaut de Toledo; Maria Teresa Claro Gonzaga. (Org.). Metodologia e Técnicas de Pesquisa nas Áreas de Ciências Humanas. 1ed. Maringá: Eduem, 2011, v. único, p. 121-172.

LASAKOSWITSCK, R.; CUSTODIO, S. V. F.; ROSA, T. de A.Trilhas formativas e formação continuada de professores: Oficinas para inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Dialogia, São Paulo, n. 40, p. 1-22, e21722, jan./abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21722/9562. Acesso: 19 ago. 2023.

MENESES, A. S. de J.; CRUZ, M. A. da; LINHARES, R. N. As tecnologias digitais de informação e comunicação na formação continuada de professores: o uso de hqs no espaço escolar do ensino fundamental. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 168–189, 2022.

PIZZANI, L.; SILVA, R. C.; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012.

SUMIKAWA, C. V. B; VERSUTI, A. C. Dispositivos digitais na formação continuada docente no Distrito Federal: um curso pioneiro. Revista Prática Docente, v.6, n.2, e070, 2021. DOI: http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e070.id1223

VILLELA, A. P.; BORGES, R. A. S. Formação continuada de professores face ao uso das tecnologias digitais no contexto da pandemia. Revista Tecnia, [S. l.], v. 7, n. 1, 2022.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Marcelo Batista Fornari, Fernanda Aparecida Meglhioratti, Daniela Frigo Ferraz, Alini Oldoni Scariot, Erenilda Carvalho, Tainara Lolato, Jean Felipe Bortot da Rosa, & Fernando Ferro Pinto. (2023). Formação continuada de professores em tecnologias digitais da informação e da comunicação: uma análise dos formatos, ferramentas digitais e das estratégias utilizadas. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.977.2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)